Repositório Digital

A- A A+

Vivências com o texto literário na aula de língua adicional : relatos de ensino de inglês e português

.

Vivências com o texto literário na aula de língua adicional : relatos de ensino de inglês e português

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vivências com o texto literário na aula de língua adicional : relatos de ensino de inglês e português
Autor Reichert, Jorge Alberto
Orientador Schlatter, Margarete
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Competência intercultural
Ensino de língua estrangeira
Literatura e cultura
Resumo Este trabalho tem como objetivo discutir a interface entre literatura e cultura na aula de língua adicional. A cultura é analisada como um sistema estruturante de comportamento, de valores e das condições de produção do discurso, além de um componente importante para o desenvolvimento da competência linguística e comunicativa. Enfatizo aspectos do uso de textos literários nas aulas de língua adicional, concebendo esses textos como um substrato linguístico que pode propiciar oportunidades significativas no ensino e na aprendizagem de língua. Por fim, apresento três relatos de propostas pedagógicas que colocam em prática a interface entre literatura e cultura, discutindo como o ensino de língua adicional a partir de textos literários pode contemplar não apenas aspectos linguísticos e comunicativos, mas também uma reflexão acerca de fenômenos socioculturais relevantes para o uso da linguagem.
Abstract The aim of this study is to discuss the interface between literature and culture in the additional language classroom. Culture is analyzed as a structuring system of behavior, of values, and of the conditions of discursive production, as well as an important component for the development of linguistic and communicative proficiency. I emphasize some aspects of the use of literary texts in the additional language classroom, conceiving of those texts as a linguistic substrate that can provide significant opportunities in language learning and teaching. Finally, I present three accounts of pedagogical proposals that put into practice the interface between literature and culture, discussing how the teaching of additional language from literary texts can address not only linguistic and communicative aspects, but also a reflection on sociocultural phenomena relevant to the use of language.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70691
Arquivos Descrição Formato
000877006.pdf (4.711Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.