Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorReichert, Jorge Albertopt_BR
dc.date.accessioned2013-04-27T01:48:08Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70691pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir a interface entre literatura e cultura na aula de língua adicional. A cultura é analisada como um sistema estruturante de comportamento, de valores e das condições de produção do discurso, além de um componente importante para o desenvolvimento da competência linguística e comunicativa. Enfatizo aspectos do uso de textos literários nas aulas de língua adicional, concebendo esses textos como um substrato linguístico que pode propiciar oportunidades significativas no ensino e na aprendizagem de língua. Por fim, apresento três relatos de propostas pedagógicas que colocam em prática a interface entre literatura e cultura, discutindo como o ensino de língua adicional a partir de textos literários pode contemplar não apenas aspectos linguísticos e comunicativos, mas também uma reflexão acerca de fenômenos socioculturais relevantes para o uso da linguagem.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to discuss the interface between literature and culture in the additional language classroom. Culture is analyzed as a structuring system of behavior, of values, and of the conditions of discursive production, as well as an important component for the development of linguistic and communicative proficiency. I emphasize some aspects of the use of literary texts in the additional language classroom, conceiving of those texts as a linguistic substrate that can provide significant opportunities in language learning and teaching. Finally, I present three accounts of pedagogical proposals that put into practice the interface between literature and culture, discussing how the teaching of additional language from literary texts can address not only linguistic and communicative aspects, but also a reflection on sociocultural phenomena relevant to the use of language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura e culturapt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectCompetência interculturalpt_BR
dc.titleVivências com o texto literário na aula de língua adicional : relatos de ensino de inglês e portuguêspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000877006pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples