Repositório Digital

A- A A+

A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento

.

A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento
Autor Moura, Matheus Fernandes Zoch de
Orientador Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Gêneros textuais
Letramento
Língua inglesa
[en] English as an additional language
[en] Literacy
[en] Teaching unit development
[en] Text genre
Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de uma unidade didática chamada Music & Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, colocada em prática com um grupo de alunos de um curso livre e uma análise dos resultados obtidos. A partir de minha própria experiência de docência em escolas públicas e curso de idiomas em Porto Alegre, e tendo vivenciado a perspectiva que muitos professores nesse ambiente escolar têm para ensinar os alunos, proponho uma maneira com a qual podemos fazer uso de uma Língua Adicional para um ensino eficiente. Também são discutidos o conceito de letramento e gêneros textuais, na tentativa de desenvolver um trabalho em sala de aula mais consistente e visando a um desenvolvimento do educando que, por sua vez, tem a chance de fazer uso da linguagem para participar no contexto em que se insere, expressar suas próprias ideias e exercer sua cidadania. Nesta proposta de educação sugerida aqui, questiona-se também o papel do professor e discute-se a importância de que haja um cuidado no planejamento de aulas e um ensino contextualizado, que alie o conhecimento de mundo do aluno aos novos conteúdos que serão ensinados.
Abstract This paper aims at presenting the creation of a teaching unit called Music and Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, put into practice with a group of students and an analysis of the results achieved. From my own teaching experience in public schools and language courses in Porto Alegre and having lived the perspective that many teachers have while teaching their students, here I propose a way with which we can make use of an Additional Language to have an effective teaching. Also, the concepts of literacy practices and text genre are discussed, in an attempt to develop a more consistent work in our classrooms and aiming at the student's development who will have the chance of using the language to participate in the context in which is inserted, express their own ideas and practice their citizenship. In this education proposal suggested here, the teacher's role is also questioned and the importance of having a careful class planning and contextualized teaching that ally the world knowledge the student already has with the new contents to be taught next is discussed.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70696
Arquivos Descrição Formato
000877030.pdf (2.578Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.