Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWelp, Anamaria Kurtz de Souzapt_BR
dc.contributor.authorMoura, Matheus Fernandes Zoch dept_BR
dc.date.accessioned2013-04-27T01:48:12Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70696pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar a criação de uma unidade didática chamada Music & Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, colocada em prática com um grupo de alunos de um curso livre e uma análise dos resultados obtidos. A partir de minha própria experiência de docência em escolas públicas e curso de idiomas em Porto Alegre, e tendo vivenciado a perspectiva que muitos professores nesse ambiente escolar têm para ensinar os alunos, proponho uma maneira com a qual podemos fazer uso de uma Língua Adicional para um ensino eficiente. Também são discutidos o conceito de letramento e gêneros textuais, na tentativa de desenvolver um trabalho em sala de aula mais consistente e visando a um desenvolvimento do educando que, por sua vez, tem a chance de fazer uso da linguagem para participar no contexto em que se insere, expressar suas próprias ideias e exercer sua cidadania. Nesta proposta de educação sugerida aqui, questiona-se também o papel do professor e discute-se a importância de que haja um cuidado no planejamento de aulas e um ensino contextualizado, que alie o conhecimento de mundo do aluno aos novos conteúdos que serão ensinados.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims at presenting the creation of a teaching unit called Music and Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, put into practice with a group of students and an analysis of the results achieved. From my own teaching experience in public schools and language courses in Porto Alegre and having lived the perspective that many teachers have while teaching their students, here I propose a way with which we can make use of an Additional Language to have an effective teaching. Also, the concepts of literacy practices and text genre are discussed, in an attempt to develop a more consistent work in our classrooms and aiming at the student's development who will have the chance of using the language to participate in the context in which is inserted, express their own ideas and practice their citizenship. In this education proposal suggested here, the teacher's role is also questioned and the importance of having a careful class planning and contextualized teaching that ally the world knowledge the student already has with the new contents to be taught next is discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEnglish as an additional languageen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectText genreen
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectTeaching unit developmenten
dc.titleA construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000877030pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples