Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJou, Graciela Inchausti dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Silas Ferraz dapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-03T01:46:04Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70914pt_BR
dc.description.abstractO estudo sobre aprendizagem autorregulada propicia abordar tópicos metacognitivos, motivacionais e comportamentais que são ativos neste processo e que podem afetar diretamente o desempenho do aluno na realização de uma tarefa. Portanto, este artigo apresenta os resultados, de uma pesquisa empírica, cujo objetivo foi analisar a relação entre o nível de calibração do julgamento metacognitivo e o desempenho numa tarefa de compreensão da leitura. O estudo foi feito com uma amostra de 61 alunos matriculados no 6º ano do ensino fundamental; sendo que 22 alunos foram avaliados no ano de 2010 e 39 alunos foram avaliados no ano de 2011. Empregou-se como instrumento de avaliação da compreensão leitora um texto narrativo adaptado a forma de Cloze. Os participantes foram divididos em três subgrupos. O primeiro subgrupo, denominado de subgrupo A tinha conhecimento prévio da tarefa semelhante e de seu desempenho; o subgrupo B tinha somente o conhecimento prévio da tarefa e o subgrupo C não tinha conhecimento prévio nem da tarefa e, por conseguinte nem de seus desempenhos. A análise descritiva dos resultados sugere que os alunos que tinham conhecimento prévio da tarefa apresentaram melhor desempenho na compreensão bem como melhor acurácia no julgamento metacognitivo. Em uma análise estratificada por participantes, encontrou-se a possibilidade da ocorrência de uma dupla dissociação, entre o desempenho na compreensão da leitura e o índice de calibração. Estes dados sugerem que ser calibrado não é garantia de bom desempenho.pt_BR
dc.description.abstractThe study on self-regulated learning provides to approach metacognitive, motivational and behavioral factors that are active in this process and that can directly affect a student's performance in solving of a task. Therefore, this article presents the results of an empirical study whose objective was to analyze the relationship between the accuracy in a metacognitive judgment of learning and performance in a reading comprehension task. The study was conducted with a sample of 61 students enrolled in 6th grade of elementary school. Twenty two students were assessed in 2010 and 39 students were assessed in 2011. It was used as an instrument for assessing the reading comprehension a narrative text adapted to the Cloze. Participants were divided into three subgroups. The first subgroup, named subgroup A had prior knowledge of a similar task and its performance; subgroup B only had prior knowledge of the task and the subgroup C had neither prior knowledge of the task and therefore nor of their performances. The descriptive analysis of these subgroups suggest students who had prior knowledge of the task performed better understanding and better accuracy in metacognitive judgment. In a stratified analysis by participants, we found a possible occurrence of a double dissociation between performance in reading comprehension and calibration. These data suggest to be calibrated is not a guarantee of a good cognitive performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectCalibrationen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetacognitive judgmenten
dc.subjectSelf-regulated learningen
dc.titleMetacognição : aprendizagem autorregulada e calibração no julgamento metacognitivopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000878023pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples