Repositório Digital

A- A A+

Bebês prematuros e cuidados alternativos

.

Bebês prematuros e cuidados alternativos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Bebês prematuros e cuidados alternativos
Autor Cardoso, Patrícia de Macedo
Orientador Vivian, Aline Groff
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia, ênfase em Infância e Família.
Assunto Bebê
Nascimento prematuro
Resumo Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa, em que, através da análise de conteúdo, investigou-se sobre a escolha de cuidados alternativos para os bebês nascidos prematuramente, a partir do relato das mães. Analisou-se três casos de mães que tiveram bebês prematuros, com idades gestacionais de 32, 33 e 34 semanas no momento do nascimento e os bebês pesavam 1.575g, 1.615g e 2.526g, respectivamente. As mães na época da entrevista tinham idades de 23, 29 e 34 anos, eram de classe média, sendo duas mães com ensino superior completo e uma mãe com ensino médio completo, residentes na cidade de Porto Alegre/ RS. A escolha do cuidado alternativo se deu pela restrição médica dada à condição de prematuridade. Os dados foram obtidos numa primeira fase de coleta de um projeto maior intitulado “Impacto da creche no desenvolvimento socioemocional e cognitivo infantil: estudo longitudinal do primeiro ao segundo ano de vida da criança”, do projeto CRESCI, na UFRGS, em que as entrevistas “Ficha de dados demográficos da família” e “Entrevista sobre a gestação, parto e a experiência de maternidade” foram gravadas e transcritas, preservando a identidade das participantes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70928
Arquivos Descrição Formato
000878671.pdf (492.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.