Repositório Digital

A- A A+

Rompendo barreiras de um cotidiano invisível : o perfil da mulher vítima de violência, e as políticas públicas vigentes

.

Rompendo barreiras de um cotidiano invisível : o perfil da mulher vítima de violência, e as políticas públicas vigentes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Rompendo barreiras de um cotidiano invisível : o perfil da mulher vítima de violência, e as políticas públicas vigentes
Autor Nocchi, Ilda Maria de Vasconcellos
Orientador Wagner, Adriana
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia, ênfase em Infância e Família.
Assunto Relacionamento conjugal
Violência contra a mulher
Resumo Este trabalho objetivou investigar o perfil das mulheres que sofrem violência conjugal, assim como fazer um levantamento quanto à severidade e natureza da violência sofrida. Participaram deste estudo 109 mulheres com idade entre 17 e 65 anos, residentes em um município no interior do Rio Grande do Sul. Sessenta mulheres já haviam sofrido violência por parte de seus companheiros, compondo o grupo experimental, e 49 formaram o grupo controle. Todas as participantes responderam dois questionários: um sociodemográfico e um sobre investigação da violência. A análise dos dados mostrou que 55% das participantes já havia sofrido algum tipo de violência psicológica, física ou sexual por parte do companheiro. A maioria era oficialmente casada e morava com o marido há mais de 14 anos. Trinta e cinco por cento destas mulheres viveram em família cuja mãe foi vítima de violência conjugal pelo menos uma vez e 30% foram vítimas de violência física por parte do pai durante a infância. Cinquenta e cinco por cento desta amostra sofreu violência severa e 45% violência moderada.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70932
Arquivos Descrição Formato
000878876.pdf (114.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.