Repositório Digital

A- A A+

Discurso narrativo e desempenho de leitura em crianças : abordagem neuropsicológica

.

Discurso narrativo e desempenho de leitura em crianças : abordagem neuropsicológica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Discurso narrativo e desempenho de leitura em crianças : abordagem neuropsicológica
Autor Kley, Fernanda Helena
Orientador Brandão, Lenisa
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Criança
Leitura
Neuropsicologia
Resumo As dificuldades de leitura são influenciadas por diversos fatores cognitivos descritos na literatura, sendo que o desenvolvimento da linguagem oral é um dos fatores de maior influência. Este estudo visou investigar estas duas modalidades, buscando verificar o desempenho de leitura de palavras de 8 crianças que frequentam o 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal e comparar com o desempenho em tarefas linguisticas de vocabulário e discurso narrativo. Foram encontrados dados relevantes na comparação dos resultados nas tarefas de vocabulário e nos escores de coerência local, extensão média de enunciados e número de palavras no discurso narrativo. Concluiu-se que habilidades micro e macrolinguisticas expressas na narrativa oral parecem apresentar relações importantes com o desempenho na leitura. Os dados corroboram com a ideia de que a avaliação da linguagem oral deve servir de subsídio para a prevenção e a intervenção dos distúrbios de leitura.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70939
Arquivos Descrição Formato
000878881.pdf (282.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.