Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrandão, Lenisapt_BR
dc.contributor.authorKley, Fernanda Helenapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-03T01:46:11Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70939pt_BR
dc.description.abstractAs dificuldades de leitura são influenciadas por diversos fatores cognitivos descritos na literatura, sendo que o desenvolvimento da linguagem oral é um dos fatores de maior influência. Este estudo visou investigar estas duas modalidades, buscando verificar o desempenho de leitura de palavras de 8 crianças que frequentam o 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal e comparar com o desempenho em tarefas linguisticas de vocabulário e discurso narrativo. Foram encontrados dados relevantes na comparação dos resultados nas tarefas de vocabulário e nos escores de coerência local, extensão média de enunciados e número de palavras no discurso narrativo. Concluiu-se que habilidades micro e macrolinguisticas expressas na narrativa oral parecem apresentar relações importantes com o desempenho na leitura. Os dados corroboram com a ideia de que a avaliação da linguagem oral deve servir de subsídio para a prevenção e a intervenção dos distúrbios de leitura.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.titleDiscurso narrativo e desempenho de leitura em crianças : abordagem neuropsicológicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000878881pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples