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Avaliação de desempenho como ferramenta para alavancar os resultados na Gerência Executiva do INSS em de Porto Alegre

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Avaliação de desempenho como ferramenta para alavancar os resultados na Gerência Executiva do INSS em de Porto Alegre

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Título Avaliação de desempenho como ferramenta para alavancar os resultados na Gerência Executiva do INSS em de Porto Alegre
Autor Silva, Luis Candido Rodrigues da
Orientador Guadagnin, Luís Alberto
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Administração Pública e Eficaz.
Assunto Avaliação de desempenho
Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.
[en] Administrative public
[en] Administrative reform
[en] Benchmarking
[en] Ethics
[en] INSS
[en] Meritokratie
[en] People management
Resumo A administração pública brasileira passou por intensas transformações nos últimos anos e a eficiência e eficácia das instituições vem sendo freqüentemente questionada. A necessidade de flexibilidade para poder reagir às condições complexas e crescentes no ambiente de trabalho como também às necessidades de se adaptar as modernas técnicas de gestão de pessoas, levaram a administração pública brasileira a repensar em como atingir os seus objetivos considerando os vários obstáculos que a tornavam limitada. Essa necessidade de mudança teve seu marco inicial na chamada Administração Gerencial. Tínhamos até então uma administração burocrática tão preocupada em controlar tudo, que até nos tornavam obsessivos em ditar o modo como as coisas deveriam ser feitas, regulando procedimentos e regulando insumos, deixando de nos despreocuparmos com os resultados que deveriam ser alcançados. No lugar de comando e controle, discussões e reuniões passaram a construir o padrão obrigatório para se levar a bom termo as realizações. A ênfase do governo em satisfazer o seu “cliente” aproximou os órgãos governamentais de seus usuários de modo a identificar seus anseios e incorporar críticas a fim de moldar a prestação de serviços conforme as suas reais necessidades. Dentro dessas inovações administrativas, foi implantada no Instituto Nacional do Seguro Social uma forma de recompensar os servidores pelos esforços para alcançar os objetivos da organização e em contrapartida teríamos uma compensação financeira. Nesse primeiro momento, percebeu-se um efeito positivo com a implantação da avaliação de desempenho na Gerência Executiva do INSS em Porto Alegre, com os resultados sendo considerados bons. A preparação dos gestores para essa avaliação tornou-se de suma importância, tendo a necessidade de se preparem de forma adequada e o mais profissional possível, mesmo que alguns não tenham os atributos desejados para um gestor público. Mesmo assim, tudo vem sendo realizado de maneira transparente e impessoal, e principalmente considerando a avaliação não como um meio de punição, mas sim de desenvolvimento e crescimento profissional. Foi sob esse aspecto que o trabalho foi desenvolvido, tentando reconhecer as disfunções e os benefícios alcançados por todos os envolvidos nesse processo junto a Gerência Executiva do INSS em Porto Alegre.
Abstract The brazilian public administration has been through intense transformations in the last years and the eficiency and effectiveness of its institutions are frequently being brought into question. The necessity of flexibility to be able to react against the complex and increasing conditions in labour surroundings as well as the neediness to adapt the modern techniques of people management made the brasilian public administration rethink how to reach its objectives regarding the various obstacles which have been turning it limited. This necessity of changing had its beginning during the so called Managerial Administration. Until then there has been a burocratic administration so worried about keeping control of everything, that it made us obsessed in dictating the way things should be done, ruling procedures and supplies, so that it caused us stop worriyng about the results which must have been reached. In place of command and control, discussions and meetings turned out to be the obligatory pattern to achieve goals. The enphasis by the government to satisfy his “client” brought closer the governamental departments to its users in order to identify their wishes and to incorporate their critics; thus, molding the public services according to their real needs. Among this administrative inovations, there was instaled a way to reward the public servants in the Instituto Nacional do Seguro Social because of their efforts to reach the institution´s objectives and, as compensation, there would be a financial gain. In this first moment, there was noticed a positive effect with the implantation of the performance avaliation in the Porto Alegre´s INSS Executive Management, with results above the expectations. The managers´ training for this avaliation became extremely important, although some of them do not have the required atributes for the public management. Nevertheless, everything is being accomplished in a impersonal and clear manner, and specially regarding the avaliation not as a means of punishment, but as a professional development and growth. This work was based on this aspect, trying to recognize the disfunctions and benefits reached by all envolved in this process in the INSS Executive Management of Porto Alegre.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71093
Arquivos Descrição Formato
000876855.pdf (1.900Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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