Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorFogazzi, Simone Vacaropt_BR
dc.date.accessioned2013-05-07T01:49:45Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71267pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta a sensação na arte e no ensino. As vias escolhidas são a da pintura modernista, a da sala de aula e a da construção da casa: a vida de professora-artista-mulher. A Pintura tida como arte e filosofia, seus procedimentos, as cores e os traços, a composição. A sala de aula como espaço da aprendizagem e local de provocação de fissuras na instituição. A casa como lugar de fluxos intensos, do bando, da composição de um território. A sensação como vibração que está na obra e nos corpos. Os blocos de sensação como apresentação das forças sentidas pelo ser. Compreendendo a sensação como via da aprendizagem, este trabalho percorre seu olhar pelos caminhos da Filosofia da Diferença. Através dos autores Deleuze, Guattari, Nietzsche, Gomes, Bergson, entre outros e de pintores e suas obras, como Matisse, Klee, Kandinski, entre tantos mais. Em meio à vida, nos territórios da arte, da escola e da casa. Nos espaços do Observatório da Educação, do atelier da pintora, da casa e da sala de aula. O trabalho apresenta a ideia que aprender é pensar, e que em arte, se aprende pela sensação.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims at presenting the sensation in Arts and teaching. The means chosen were the modernist painting, the classroom and the building of the house: portraits of life of the teacher-artist-woman. The paintings regarded as art and philosophy, its proceedings, its colors and traces, the composition. The classroom considered as a learning environment and an institutional fissure provoking place. The house accounted as an area of intense flux, of the pack, of a territory composition. The sensation believed as a vibration which is in the piece and in the bodies. Blocks of sensations held as presentation of the forces sensed by the being. Regarding this sensation as a learning means, this work deals with the Philosophy of the Difference traits, Authors such as Deleuze, Guattari, Nietzsche, Gomes, Bergson, amongst others and pieces by painters like Matisse, Klee, Kandinski and several others were studied. Amongst life, artistic territories of the school and the house and in the environment of the “Observatório da Educação”, in the painter’s workshop, in the house and in the classroom, the idea that learning is thinking and that in Arts learning happens though sensation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSensationen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectPaintingen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectColorsen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDesignen
dc.subjectLearningen
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.titleDa sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000879091pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples