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dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Rochele Tonello Zagopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-07T01:49:54Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71288pt_BR
dc.description.abstractTrata da aplicação do Facebook por programa de televisão pública. Tem por objetivo geral compreender com que finalidade o programa Estúdio Móvel da TV Brasil utiliza a rede social virtual Facebook. Adota metodologia de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Baseia-se no método de estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação não participativa, a análise documental e a entrevista estruturada. Contextualiza a TV Pública brasileira. Discute as principais diferenças conceituais entre TV Comercial, TV Digital, Web TV e TV Social. Discorre sobre convergência das mídias, multimídia, hipermídia, transmídia e crossmídia, interação e interatividade e cultura participativa. Aborda as redes sociais, as comunidades virtuais e como se estabeleceram as redes sociais virtuais no âmbito da internet, tendo como foco o Facebook. Apresenta a TV Brasil, seu Núcleo Multimídia (NUMID) e o programa Estúdio Móvel. Conclui que os conteúdos compartilhados pelo Programa no Facebook abordam assuntos que vão além do que é exibido no Estúdio Móvel, promovendo ações colaborativas que dão ao Estúdio Móvel mais visibilidade, audiência e popularidade, aproximando-o de seu público-alvo, que passa a interagir e a participar mais diretamente, através de suas opiniões postadas naquele espaço de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the aplication of Facebook by television public programs. It aims at a general understanding of what is the purpose behind the use of the virtual social network Facebook by TV Brasil’s program Estúdio Móvel (which could be translated as Mobile Studio). It adopts an exploratory and descriptive methodology, with a qualitative approach, and is based on the case study method, using as data collection instrument the nonparticipatory observation, the documental analysis and the structured interview. It contextualizes the Brazilian Public TV. The main conceptual differences between Commercial TV, Digital TV, Web TV and Social TV are discussed, as well as the concepts of media convergence, multimedia, hypermedia, crossmedia and transmedia, interaction and interactivity and participatory culture. It also discusses social networks, the virtual communities and how the virtual social networks were established within the Internet, focusing on Facebook. It presents TV Brasil, its Multimedia Center (called NUMID) and the program Estúdio Móvel. The conclusion is that the contents shared by the program on Facebook address issues that go beyond what is exhibited in Estúdio Móvel and promote collaborative actions, what gives Estúdio Móvel more visibility, audience and popularity, approaching it from its target audience, which starts to interact and participate more directly through its opinions posted in that space of communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic televisionen
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectEstúdio Móvel (Programa de televisão)pt_BR
dc.subjectVirtual social networksen
dc.subjectFacebook (Site)pt_BR
dc.subjectTV Brasilen
dc.subjectEstúdio móvelen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFacebooken
dc.subjectTelevisão pública (Comunicação)pt_BR
dc.titleTV Brasil e redes sociais virtuais : o programa Estúdio Móvel no Facebookpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000879724pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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