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Processo de liderança : estudo de caso da UNIPAMPA campus Jaguarão

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Processo de liderança : estudo de caso da UNIPAMPA campus Jaguarão

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Título Processo de liderança : estudo de caso da UNIPAMPA campus Jaguarão
Autor Sengik, Aline Rossales
Orientador Rodrigues, Márcio Silva
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Liderança
Universidade : Administração
[es] Iiderazgo
[es] Organizaciones públicas
[es] UNIPAMPA
Resumo O processo de liderança nas organizações, atualmente é uma peça fundamental para melhorar o desempenho e o desenvolvimento da organização. Neste sentido, o presente texto busca relatar uma análise do processo de liderança na Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão. Observa no decorrer do trabalho a evolução do processo de liderança, pois outrora, acreditava que se identificava a liderança através dos traços de personalidade dos líderes, depois pelos estilos, após pelas situações e verifica-se hoje, que a liderança é caracterizada por vários elementos como: influência, situação, comunicação e objetivos. Para realizar esta pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizamos a técnica de estudo de caso, os quatros sujeitos entrevistados foram selecionados por julgamento e os dados primários foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada. Com os dados obtidos através das respostas dos entrevistados, foi possível fazer uma associação com as informações contidas na fundamentação teórica, identificando em que pontos os entrevistados concordavam e discordavam para poder chegar a um resultado. De forma geral, os resultados parecem indicar que muitos dos aspectos considerados essenciais à liderança, especialmente, a nova liderança, ainda não estão claros na perspectiva dos ocupantes de cargos de chefia. Argumento facilmente justificado quando se verifica que a maioria dos sujeitos entrevistados sequer conhecem claramente os objetivos da organização. Por consequência, isto afeta outros aspectos, como: dificuldades no processo de comunicação, na tomada de decisões e na motivação dos servidores. Dentre os principais motivos que contribuem para justificar tais constatações quiçá o tempo de existência da organização, a natureza, a alta rigidez estrutural e a excessiva formalização das atividades presentes nas organizações públicas, podem impactar na forma como o processo de liderança é percebido pelos sujeitos entrevistados.
Resumen El proceso de liderazgo en las organizaciones actualmente es una pieza fundamental para mejorar el desempeño y el desarrollo de la organización. En este sentido, el presente texto, busca relatar un análisis del proceso de liderazgo en la “Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão”. En el desarrollo del trabajo se observa la evolución del proceso de liderazgo, que antes era distinto ya que se creía que el liderazgo era identificado a través de los trazos de personalidad de los líderes, después, por los estilos, más adelante por las situaciones y hoy, se verifica que el liderazgo es caracterizado por varios elementos como: influencia, situación, comunicación y objetivos. Para realizar esta investigación de naturaleza descriptivainvestigativa, utilizamos la técnica de estudio de caso, los cuatro sujetos encuestados fueron seleccionados por juzgamiento y los datos primarios fueron obtenidos a través de una entrevista semi-estructurada. Con los datos obtenidos en las respuestas, fue posible hacer una asociación con las informaciones contenidas en la fundamentación teórica, identificando en qué puntos los sujetos concordaban o no, para poder llegar a un resultado. De forma general los resultados parecen indicar que, muchos de los aspectos considerados esenciales al liderazgo, especialmente al nuevo liderazgo, aun no están claros en la perspectiva de los ocupantes de los cargos de “jefes”, argumento fácilmente justificado cuando se verifica que la mayoría de los sujetos entrevistados siquiera conoce claramente los objetivos de la organización. Por consecuencia, esto afecta otros aspectos, como: dificultades en el proceso de comunicación, en la toma de decisiones y en la motivación de los servidores. Entre los principales motivos que contribuyen para justificar tales constataciones, quizás el tiempo de existencia de la organización, la naturaleza, la alta rigidez estructural y la excesiva formalización de las actividades presentes en las organizaciones públicas, pueden impactar en la forma como el proceso de liderazgo es percibido por los sujetos entrevistados.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71349
Arquivos Descrição Formato
000870961.pdf (297.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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