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Motivação e satisfação no trabalho dos servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

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Motivação e satisfação no trabalho dos servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

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Título Motivação e satisfação no trabalho dos servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Autor Serpa, Camila
Orientador Faé, Rogério
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Assembleia legislativa
Gestão de pessoas
Motivação
Rio Grande do Sul
Satisfação no trabalho
[en] Job satisfaction
[en] Motivation
[en] Motivation in the public sector
[en] People management
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar os fatores que geram motivação e satisfação no trabalho dos funcionários do Setor de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, destacando a importância da motivação no bem-estar dos servidores, sendo aspecto essencial na organização para encarar os constantes desafios do dia-a-dia. Possibilitar a organização saber o que impulsiona seu quadro funcional, possibilita a organização, oportunidade de traças estratégias de gestão de pessoas a fim de fornecer uma equipe mais satisfeita e comprometida com os resultados da organização. A motivação é um objeto de estudo de diversos estudiosos, definida como uma força intrínseca ao indivíduo, ficando assim impossível gerar a motivação em outra pessoa. A presente pesquisa abordou uma revisão bibliográfica sobre o tema Motivação e algumas teorias mais conhecidas. Abordou também, Gestão de Pessoas, Satisfação no Trabalho, Motivação no Setor Público incluindo os fatores de motivação e desmotivação e motivar pessoas. Para analisar os fatores que geram motivação e satisfação no trabalho dos servidores, desenvolveu-se um estudo de caso exploratório, pesquisa quantitativa, através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas e posteriormente foi realizada uma análise estatística dos dados coletados. Os dados foram analisados por cada pergunta do questionário, expressos graficamente. Analisou-se diante dos resultados da pesquisa os fatores que mais geram a insatisfação como: remuneração, falta de participações nas decisões do setor e da organização, de reconhecimento, autonomia, estabilidade no emprego, realização profissional e status no trabalho. Já os fatores que geram motivação e satisfação no trabalho dos servidores são: bom relacionamento com a chefia e o grupo de trabalho, responsabilidades com o trabalho que executam e desenvolvimento profissional. Finalizou o trabalho sugerindo uma pesquisa aprofundada do tema englobando a totalidade de servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Efetivos e Cargos em Comissão), sugeriu-se também um estudo sobre a implantação de novas práticas de gerenciamento para os gestores públicos.
Abstract The aim of this paper is to analyze the factors that generate motivation and job satisfaction of employees of the Department of Social Communication of the Legislative Assembly of Rio Grande do Sul, highlighting the importance of motivation in the welfare of the servers - essential aspect in the organization to face the constant challenges of day-to-day. The objective is to enable the organization to know what drives its staff, enables the organization, moths opportunity to people management strategies to provide a more satisfied staff and committed to the organization's results. Motivation is an object of study by many scholars, defined as a force intrinsic to the individual, wich means that is impossible to generate the motivation in another person. The present study includes a literature review on the subject motivation and best-known theories. It also adresses nomenclatures as People Management, Job Satisfaction, Motivation in the Public Sector including the factors of motivation and demotivation and people’s motivation. To analyze the factors that generate motivation and job satisfaction of the servers, we developed an exploratory case study, quantitative research, by applying a questionnaire with closed questions, and was subsequently performed a statistical analysis of data collected. Data were analyzed for each question, expressed graphically. We analyzed the results of research on the factors that generate the most dissatisfaction as remuneration, lack of participation in decisions and the industry organization, recognition, autonomy, job security, professional achievement and status at work. Instead, the factors that generate motivation and job satisfaction of the servers are: good relationship with management and the working group, with responsibilities with the work and with the professional development. The paper concudes suggesting a deep research of the subject comprising the entire servers of the Legislative Assembly of Rio Grande do Sul (Effective and Non Effective ones). It was also suggested a study on the implementation of new management practices for public managers.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71352
Arquivos Descrição Formato
000871126.pdf (699.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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