Repositório Digital

A- A A+

Proposta de diretrizes para o projeto de parque tecnológico no município de Guaíba/RS

.

Proposta de diretrizes para o projeto de parque tecnológico no município de Guaíba/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de diretrizes para o projeto de parque tecnológico no município de Guaíba/RS
Autor Ostermann, Cristina Maria
Orientador Zen, Aurora Carneiro
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Diretrizes administrativas
Parque tecnológico
Resumo Este trabalho tem como objetivo propor diretrizes para o projeto de Parque Tecnológico no Município de Guaíba, no Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa através do estudo de caso de projeto em fase de planejamento pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs. A revisão bibliográfica procurou identificar os conceitos e modelos de parque tecnológico, atores chaves e grupos de interesse e fatores críticos de sucesso dos parques. Foram apresentadas informações sócio-econômicas do Município de Guaíba e informações institucionais da Uergs, organizadora e coordenadora do projeto e foi feita análise do projeto frente às políticas públicas estaduais na área de inovação e desenvolvimento tecnológico, em especial do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos do Rio Grande do Sul – PROGRAMAS PGTec. A proposta de diretrizes foi balizada pelos fatores críticos de sucesso de parques tecnológicos elencados na revisão bibliográfica do trabalho em relação à localização, à natureza jurídica do empreendimento, ao foco do Parque e critério de admissão de empresas e à presença de incubadoras. Foram verificadas limitações do projeto frente às exigências do programa dos parques tecnológicos, assim como limitações da instituição em relação à carência de recursos financeiros e de pessoal para implantação do parque. Também verificou-se sobreposição com parques na mesma área de conhecimento proposta – microeletrônica – já em funcionamento no Estado. Por fim, foram feitas demais considerações quanto às limitações de implantação do parque em curto ou médio prazo, sendo sugerida como primeira etapa do processo, enquanto as demais restrições são sanadas, a implantação de incubadora no local.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71359
Arquivos Descrição Formato
000872163.pdf (204.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.