Repositório Digital

A- A A+

The impact of living on the streets on latency children's friendships

.

The impact of living on the streets on latency children's friendships

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título The impact of living on the streets on latency children's friendships
Outro título Impacto da vivência de rua nas amizades de crianças em idade escolar
Autor Rohde, Luis Augusto Paim
Ferreira, Maria Helena Mariante
Forster, Leticia M.K.
Zomer, Andrea
Zimermann, Heloisa Helena
Resumo Objetivo Trata-se de um estudo para avaliar as relações de amizade em meninos de rua de 7 a 11 anos da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. Métodos Uma amostra de 30 meninos de rua foi comparada com outra de 51 meninos de 7 a 11 anos que viviam com suas famílias de baixa renda, utilizando-se a Entrevista Sobre Amigos e Companheiros da Cornell (Cornell Interview of Peers and Friends). Resultados Os dois grupos apresentaram escores globais na entrevista significativamente diferentes, sendo que o grupo de meninos de rua obteve o escore médio mais alto. Da mesma forma, os meninos de rua apresentaram escores de adequação do desenvolvimento, autoestima e habilidades sociais significativamente menores do que os meninos com família. Conclusões Levando-se em conta os resultados, é enfatizada a urgência do desenvolvimento de intervenções com as crianças com vivência de rua, especialmente com os meninos de rua.
Abstract Objective: This is a study to evaluate friendships in latency street boys of Porto Alegre, RGS, Brazil. Methods: A sample of 30 latency street boys was compared with a sample of 51 latency boys living with their low income families, using the Cornell Interview of Peers and Friends (CIPF). Results: The two groups had a significantly different CIPF global scores, and the boys of the street group had the highest mean score. Also, boys of the street had significantly lower developmental appropriateness, self-esteem and social skills scores than boys living with a family. Conclusions: The urgent need for intervention street children, especially on boys of the street, is emphasized.
Contido em Revista de saúde pública. São Paulo. Vol. 32, n. 3 (jun. 1998), p. 273-280
Assunto Estudos de casos e controles
Menores de rua
Psicologia
Relações interpessoais
[en] Family
[en] Homeless youth, psychology
[en] Interpersonal relations
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/71400
Arquivos Descrição Formato
000217635.pdf (35.48Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.