Fatores de resistência à mudanças identificados em uma unidade de ensino superior : o caso da unidade descentralizada de educação superior da UFSM, em Silveira Martins
dc.contributor.advisor | Goulart, Sueli | pt_BR |
dc.contributor.author | Mainardi, Jeanne Margareth | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-14T02:08:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71459 | pt_BR |
dc.description.abstract | Vivem-se tempos de intensas mudanças e assim geram-se resistências e despontam fatores responsáveis por esses processos de resistências, que podem ser analisados sob o enfoque das barreiras cultural, social, organizacional e psicológica. As Universidades são partes desse contexto de mudanças. Tem passado por inúmeras inovações e entre as principais se encontra o aumento da disponibilização de vagas no ensino público federal do país. A Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM, em Silveira Martins (UDESSM), é um exemplo desse processo. Ela surge a partir de oportunidade criada pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais- REUNI e como projeto de expansão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Destaca-se como problema na Unidade o grande número de vagas ociosas desde o início de seu funcionamento. Este trabalho tem o objetivo de identificar e compreender quais os fatores de resistência à mudança identificados dentre os integrantes da UDESSM frente à necessidade de criação de alternativas para ocupação de vagas ociosas na. Unidade. Esses dados serão obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para se realizar a análise qualitativa foram feitos questionários e entrevistas com os servidores da UDESSM. Na análise dos resultados da pesquisa, observou-se não existir medo das inovações na UDESSM, por outro lado, identificou-se uma demora em tomar atitudes e mesmo em decidir-se pelas mudanças. Isso revela a existência de fatores de resistência psicológicos como dogmatismo, percepção seletiva e homeostasis. Também surgiram com destaque nos resultados os interesses pessoais, o grupo e a necessidade de comunicação, refletindo respectivamente a presença de fatores de resistência culturais, sociais e organizacionais. Identificou-se uma condução da mudança pela gestão sem imposições para que as mudanças aconteçam, O processo de comunicação e a promoção da integração dos servidores, que gostariam de participar dos processos de mudança,ainda não tiveram oportunidade, são ações que poderiam ser melhoradas nas ações e condução dos gestores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Resistência à mudança | pt_BR |
dc.title | Fatores de resistência à mudanças identificados em uma unidade de ensino superior : o caso da unidade descentralizada de educação superior da UFSM, em Silveira Martins | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873172 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Pública UAB | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Sociais Aplicadas (3515)