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A busca pela qualidade de vida no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul

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A busca pela qualidade de vida no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul

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Título A busca pela qualidade de vida no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Autor Czarnecki, Luís Carlos
Orientador Baumgarten, Marcelo Zepka
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Gestão de pessoas
Qualidade de vida no trabalho
Resumo O ser humano dedica boa parte de sua vida ao trabalho. Diante deste fato e das mudanças cada vez mais rápidas que o mundo globalizado vive o tema Qualidade de Vida no Trabalho tem sido objeto de preocupação crescente nas organizações que buscam melhoria na qualidade de produtos e serviços. Com a evolução da administração pública brasileira do modelo burocrático para o gerencial este assunto tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações, conquistando inclusive um status estratégico. Neste contexto a área de recursos humanos tem importante papel de monitorar os fatores intervenientes que influenciam a Qualidade de Vida dos servidores e, quando necessário, propor soluções. Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção dos servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul em relação à Qualidade de Vida no Trabalho. O método utilizado foi o estudo exploratório com análise quantitativa descritiva. Os dados foram coletados em março de 2012 através de um questionário estruturado e fechado, aplicado a todos os servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas. Os resultados apontaram que os servidores da secretaria estão regularmente satisfeitos com a qualidade de vida no trabalho. Alguns fatores relacionados à moral e motivação, compensações e imagem da organização apresentaram bons níveis de satisfação, enquanto fatores acerca das condições do ambiente de trabalho, comunicação e organização do trabalho ensejam atenção, oportunizando ações de melhoria. Nas considerações finais são sugeridas ações para manutenção dos fatores com nível de satisfação mais altos, de maneira a incentivar sua continuidade, bem como a criação e adequação de ações de melhoria para aqueles fatores que apresentaram níveis mais baixos de satisfação, a exemplo do treinamento e capacitação de servidores para implantar e gerenciar as ações voltadas para a QVT.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71472
Arquivos Descrição Formato
000873509.pdf (20.60Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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