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Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária

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Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária

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Título Política pública e educação inclusiva : o lugar das salas de recursos multifuncionais : estudo de caso sobre o município de Candelária
Autor Silveira, Luzia Aparecida da
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Educação inclusiva
Políticas públicas
Resumo O presente trabalho tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento da política pública de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, no âmbito da rede municipal de ensino de Candelária/RS, através da implantação das salas de recursos multifuncionais e como objetivo específico, busca os pontos críticos e dificuldades da implementação destas práticas de educação inclusiva. Na consecução dos objetivos propostos foi utilizada a metodologia de estudo de caso, realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo do tipo qualitativa investigando, através de entrevistas realizadas junto a um grupo de referência formado por profissionais de educação da rede municipal de ensino, a visão predominante sobre o tema entre seus docentes e gestores. A coleta de dados se deu através de questionários com questões abertas, bem como considerados documentos de escrituração escolar como relatórios de efetividade, censo escolar e boletim estatístico. Os resultados indicaram que as ações locais de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais, destacando-se as salas multifuncionais, estão ocorrendo em consonância com a legislação e as diretrizes da política nacional de educação inclusiva e que apesar da educação inclusiva estar respaldada e legitimada na legislação nacional, não tem o reconhecimento de boa parte da sociedade, inclusive entre profissionais de educação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71479
Arquivos Descrição Formato
000873586.pdf (204.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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