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Consórcio Intermunicipal Centro Sul : análise da gestão associada de serviços públicos

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Consórcio Intermunicipal Centro Sul : análise da gestão associada de serviços públicos

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Título Consórcio Intermunicipal Centro Sul : análise da gestão associada de serviços públicos
Autor Isquierdo, Neli Wienke
Orientador Santos, Clezio Saldanha dos
Co-orientador Nonohay, Roberto Guedes de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Consórcio intermunicipal
Gestão pública
Resumo As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas impuseram aos Governos uma nova dinâmica na administração das organizações e a legislação tornou-se mais severa quando se trata da gestão de recursos públicos. A sociedade passou a requerer o cumprimento de seus direitos constitucionais, exigindo serviços públicos de qualidade e compatíveis com sua demanda. Nesse contexto, os Municípios precisaram reunir forças para cumprir sua missão e formaram parcerias através da criação de consórcios públicos para desenvolver ações conjuntas, de interesse comum, para a realização de atividades mais complexas e a promoção do desenvolvimento regional. O Consórcio Intermunicipal Centro Sul surgiu da associação de municípios com estruturas mínimas para atendimentos de média e alta complexidade na área da saúde, como alternativa para intermediar a contratação de serviços médicos, de acordo com as necessidades e especificidades de sua população. Neste estudo aborda-se o funcionamento do Consórcio como intermediário de serviços públicos na área da saúde e procede-se uma análise dos processos operacionais e logísticos existentes. Objetivou-se avaliar a relação existente entre o nível de utilização dos serviços pelos municípios, com o modelo de gestão e a logística adotada, através de uma revisão de literatura, da pesquisa documental e da observação direta das rotinas internas do Consórcio. Ao final, conclui-se com a apresentação de recomendações para melhorar as relações entre os diversos atores sociais e para alcançar resultados efetivos, de interesse social. Evidencia-se a necessidade de cooperação e otimização dos recursos disponíveis para a melhoria dos processos operacionais e o aperfeiçoamento da gestão associada.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71500
Arquivos Descrição Formato
000874430.pdf (921.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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