Repositório Digital

A- A A+

Manual de processo de liquidação de despesas do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER - RS

.

Manual de processo de liquidação de despesas do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Manual de processo de liquidação de despesas do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER - RS
Autor Pinho, Marlene Terezinha Machado de
Orientador Silva, Rosimeri de Fatima Carvalho da
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Despesas publicas
Gestão pública
[en] Public administration
[en] Public expenditure
[en] Settlement
[en] Standardization
Resumo Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, caracteriza-se por ser um Relatório de Intervenção e teve como objetivo criar um manual para padronização dos processos de liquidação das despesas, junto ao setor de Grupos de Contas da Capital – GCC, do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER, tornando o atendimento do pagamento das despesas públicas efetuadas por esta autarquia com eficiência e eficácia, tendo assim uma rotina adequada com a legislação vigente e de acordo com os princípios da contabilidade pública. O trabalho está baseado na análise do processo atual, identificação das etapas do processo, estudo de conceitos e técnicas; gerando melhorias quanto a garantia da execução do processo de liquidação de despesas realizado pelo GCC, antes do efetivo pagamento pela Tesouraria. A observação do processo e conceitos de gestão auxiliaram na elaboração de um Manual de Processo de Liquidação de Despesas.
Abstract This work of completing the course of specialization in Public Administration University Rio Grande do Sul – UFRGS, aimed to create standardized way for the Settlement process, in the Department of Accounts Capital Groups – GCC, of the DAER – Autonomous Department of Highways, making the care of public expenditure made by the municipality to efficiently and effectively, having a routine appropriate to the current legislation and in accordance with generally accepted accounting principles. Thus originated, Manual Settlement Process.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71508
Arquivos Descrição Formato
000874232.pdf (438.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.