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dc.contributor.advisorAntunes, Elaine di Diegopt_BR
dc.contributor.authorAmarilho, Matheus Campos dopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-15T01:43:49Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71514pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é através de um estudo conceitual, com utilização de técnicas de um estudo de caso, oferecer uma visão geral da real situação que se encontra o nível de motivação e satisfação dos servidores públicos concursados e contratados da Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal de Arroio Grande. A pesquisa tem como objetivo analisar como servidores concursados e contratados são motivados, e qual o grau de satisfação e motivação no trabalho desses servidores. Foram abordados conceitos importantes sobre esta temática buscando sua compreensão, cuja finalidade foi tentar a resposta para essas indagações. Dessas Teorias pesquisadas sobre a temática em questão, as que mais se destacam é a Hierarquia das Necessidades de Maslow, Teoria X e Y de McGregor, Teoria da Contingência de McClelland, Teoria da Expectância de Vroom, Teoria ERC de Alderfer, Teoria da Equidade e a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, adotada na interpretação dos dados e que veio a fundamentar o trabalho. A metodologia de pesquisa utilizada foi um estudo conceitual, aplicado com procedimentos de um estudo de caso com abordagem quantitativa e técnica de coleta de dados através da aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários fechados. O questionário foi aplicado na totalidade da amostra, ou seja, 24 servidores, sendo 17 concursados e 7 contratados, nos seis Setores que formam a Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal de Arroio Grande. O resultado da pesquisa apontou que os fatores higiênicos, na sua grande maioria, são satisfacientes, não chegando a comprometer o processo. O maior grau de satisfação do grupo pesquisado se deu nos aspectos de relacionamento. Os fatores citados como de maior motivação pelos funcionários foram o salário, estabilidade e a política de benefícios. Os aspectos motivacionais também puderam ser considerados satisfeitos. Mesmo que o resultado analisado seja positivo, faz-se necessário que os Gestores da Prefeitura Municipal de Arroio Grande busquem meios para aumentar os índices motivacionais, ou ao menos deixá-los em níveis consideráveis, buscando manter seu quadro funcional motivado.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of the present work is through a conceptual study, using techniques a case study, offer a general vision of the real situation is that the level of motivation and satisfaction gazetted civil servants and contractors of the Department of Finance of the City of Arroio Grande. The research aims to analyze how public employees and contractors are motivated, and what degree of satisfaction and work motivation of these servers. We discussed important concepts on this subject seeking their understanding, where the purpose was to try to answer to these questions. Of those surveyed theories on the subject in question, the most distinctive is the Maslow Hierarchy of Needs, Theory X and Y of McGregor, Contingency Theory McClelland, Vroom Expectancy Theory, Theory of ERC Alderfer, Equity Theory and Two-Factor Theory Herzberg, adopted in interpreting the data and came to support the work. The research methodology used was a conceptual study, applied with procedures of a case study with a quantitative approach and technique of data collection through applying semi-structured interviews and closed questionnaire. The questionnaire was applied to the whole sample, is 24 servers, and 17 gazetted and seven contractors, in the six sectors that form the Department of Finance of the City of Arroio Grande. The survey results showed that the hygiene factors, the vast majority are satisfacientes not reaching compromise the process. The highest degree of satisfaction research group took on aspects of the relationship. The factors cited as most employees were motivated by salary, stability and benefits policy. The motivational aspects also might be considered satisfied. Even if the result is considered positive, it is necessary that the managers of the City of Arroio Grande to seek ways to increase motivational levels, or at least leave them at significant levels, trying to keep your staff motivated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectSatisfactionen
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectPublic servantsen
dc.subjectPublic serviceen
dc.subjectSecretaria da Fazenda.pt_BR
dc.subjectDepartment of financeen
dc.subjectCity hallen
dc.titleMotivação no serviço público : um estudo de caso na Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal de Arroio Grandept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000874403pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


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