Repositório Digital

A- A A+

Análise da efetividade do programa PIM - Primeira Infância Melhor no bairro Amaral Ribeiro em Sapiranga - RS

.

Análise da efetividade do programa PIM - Primeira Infância Melhor no bairro Amaral Ribeiro em Sapiranga - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da efetividade do programa PIM - Primeira Infância Melhor no bairro Amaral Ribeiro em Sapiranga - RS
Autor Bergmann, Marlei Bez Batti
Orientador Camara, Guilherme Dornelas
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Política pública
Resumo O presente trabalho analisa a efetividade de uma política pública estadual, o Primeira Infância Melhor RS – PIM em um bairro pobre de um município da Região Metropolitana de Porto Alegre. Implantado pela Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e apoiada pelas Secretarias da Educação, Cultura, Trabalho e Desenvolvimento Social do estado, o PIM tem como objetivo desenvolver integralmente crianças de zero a seis anos e gestantes socialmente vulneráveis. O trabalho realizado é qualitativo, descritivo-exploratório e visa analisar como o Programa em questão, altera as condições de vida das famílias beneficiárias. Para tornar essa análise viável, a autora toma como partida uma pesquisa bibliográfica sobre políticas públicas, referenciada na importância de programas públicos que atuam com eficácia e efetividade na resolução de problemas sociais. Em seguida, o Programa em observância é descrito, bem como o contexto socioeconômico do bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga. Para isso, foram coletados dados primários através de entrevistas com a monitora do Programa em Sapiranga e com todas as visitadoras do programa no Bairro Amaral Ribeiro. Além disso, a pesquisa foi enriquecida com dados coletados junto às famílias beneficiadas por meio de observação participante e em conversas informais. Finalmente, é efetivada a análise interpretativa da realidade do bairro, ressaltando como os agentes dessa política pública atuam junto ao contexto que tentam modificar. Essa análise tornou possível a reflexão da importância de haver monitoramento e avaliação constantes de uma política pública. Ficou evidente a necessidade de se refletir sobre os objetivos e propósitos de um Programa. Ainda, de se ter o cuidado para que uma política não se torne um apaziguador das insatisfações da população, ao passo que é insuficiente para levar a uma transformação social.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71521
Arquivos Descrição Formato
000874110.pdf (6.820Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.