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Fatores de motivação em empregados da gerência de atendimento dos Correios de Porto Alegre/RS

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Fatores de motivação em empregados da gerência de atendimento dos Correios de Porto Alegre/RS

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Título Fatores de motivação em empregados da gerência de atendimento dos Correios de Porto Alegre/RS
Autor Pompermayer, Thiago Sant'Anna
Orientador Faé, Rogério
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Comportamento organizacional
Correios
Motivação
Resumo Conhecer em que medida a organização atende ás necessidades individuais de seus empregados é fundamental para a definição de políticas organizacionais orientadas a criação de um ambiente propício ao trabalho produtivo, eficiente e eficaz. Nesse contexto, os estudos acerca da motivação oferecem suporte para entender como se processa a motivação, a qual é responsável pelo ingresso das pessoas nas organizações, pela realização producente de suas atribuições, utilizando o máximo de suas capacidades e potencialidades. Partindo das principais teorias motivacionais de conteúdo, dentre as quais destacam-se a teoria das necessidades proposta por Abraham Maslow, a teoria ERC proposta por Clayton Alderfer, a teoria das necessidades adquiridas proposta por David McClelland e a teoria dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg, pesquisou-se a satisfação de empregados da Gerencia de Atendimento dos Correios de Porto Alegre/RS em relação a aspectos do conteúdo do seu trabalho, do reconhecimento que recebem pelo trabalho que executam, e da sua auto realização proporcionada pelo trabalho. Por meio de um estudo de caso, com enfoque qualitativo, coletou-se dados primários por meio de uma pesquisa realizada junto a 20 empregados voluntários. Os resultados obtidos apontam para elevada satisfação com relação ao trabalho que desempenham, e satisfação moderada com relação ao reconhecimento pelo trabalho que realizam e ao sentimento de auto-realização. A pesquisa confirmou, ainda, criticas conhecidas a respeito das teorias de Maslow e Herzberg.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71531
Arquivos Descrição Formato
000876268.pdf (896.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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