Repositório Digital

A- A A+

Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência

.

Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Experiências com arte no parque : pintura, desenho, lazer e convivência
Autor Flores, Marines dos Reis
Orientador Zordan, Paola
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Assunto Arte
Desenho
Educação não-formal
Lazer
Pintura
Resumo Esta monografia tem por objetivo mostrar o trabalho realizado para um Grupo de Pintura em um espaço público, no Parque Alim Pedro, em Porto Alegre, de forma voluntária, por uma pessoa da comunidade que se dispôs a ensinar pintura em um espaço não-formal de Educação. Outro objetivo é mostrar também meu Projeto de Iniciação ao Desenho e à Pintura elaborado e planejado para este mesmo Grupo de Pintura, enquanto estive à frente do grupo como professora auxiliar, realizando parcialmente e voluntariamente as atividades com o grupo por um período de enfermidade da professora titular. A pesquisa traz embasamento teórico em Gohn, Dumazedier, Lichtenstein, Gombrich, Barbosa, Ostrower, Trindade, Weber, capaz de dar conta da realidade vivenciada pelas participantes. Há quinze anos, elas se reúnem para pintar e, enquanto grupo, estão sempre dispostas a aprender pelo simples prazer e como forma de lazer para aquelas mulheres. Com a pesquisa busquei dar visibilidade a esse Grupo de Pintura que de forma nãoformal de educação faz um trabalho importante para a cultura local. Sabendo da necessidade de se ter em outros espaços da cidade um trabalho com a Arte de forma voluntária às comunidades, como o que acontece no Parque Alim Pedro, é que desenvolvi um Projeto de iniciação ao desenho e à pintura, com o propósito de contribuir de forma voluntária com minhas experiências de ensino e prática em arte, para estes novos espaços. Após os dados levantados, observados e analisados a partir dos questionários, das entrevistas e das consultas em espaços públicos que realizei conclui ser possível implementar um projeto como este do Parque em outros espaços da cidade, desde que se tenha parcerias necessárias e espaços para a sua viabilização.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71565
Arquivos Descrição Formato
000879600.pdf (4.786Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.