Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Jusamara Vieira dept_BR
dc.contributor.authorLorenzetti, Michelle Arype Girardipt_BR
dc.date.accessioned2013-05-16T01:42:36Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71576pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar experiências pedagógico-musicais realizadas em dois grupos no contexto da Igreja Católica da Grande Porto Alegre/RS. Foram selecionadas duas realidades diversas quanto à idade dos participantes, sendo um grupo composto de jovens de 13 a 18 anos e o outro de pessoas acima de 50 anos. As aulas de música foram ministradas no período de 2010 a 2012. A partir de registros orais, escritos e audiovisuais foram coletadas informações sobre a organização dos grupos, os conteúdos trabalhados, o repertório desenvolvido, entre outros elementos. A partir dos relatos, foram desenvolvidos dois temas: a voz na liturgia e a didática do ensino de música na Igreja. A discussão sobre esses temas complementa e articula a prática apresentada nos relatos com os autores que escrevem sobre tais assuntos (ALMEIDA, 2009; FREDERICO, 2001; KERR e KERR, 2003; RECK, 2011). Com este trabalho, ficou evidenciado que o ensino de música está presente na Igreja Católica há tempos e que mais pesquisas sobre o mesmo contexto são necessárias, considerando a complexidade deste campo de atuação de educadores musicais.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze pedagogical and musical experiences put into practice in two groups in the context of the Catholic Church of Porto Alegre/RS. Two distinct situations were selected, according to the age of the participants: one group consisting of young people between 13 and 18 years old, and the other consisting of people over 50 years old. The music classes were given from 2010 to 2012. Oral, written and audiovisual records were collected to get information about the groups’ organization, the contents which were worked, the repertoire that was developed, among other aspects. From these reports, two themes were developed: the voice in the liturgy and the teaching methods of Music in the Church. The discussion about these themes complements and articulates the practice found in the reports with the authors who write about those subjects. (ALMEIDA, 2009; FREDERICO, 2001; KERR e KERR, 2003; RECK, 2011). With this work, it was proved that the teaching of Music is been present in the Catholic Church for a long time, and that more researches about this context are necessary, considering the complexity of the playing field of Music educators.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectLiturgical musicen
dc.subjectMusica liturgicapt_BR
dc.subjectRitual musicen
dc.subjectMusical educationen
dc.subjectIgrejapt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectChurchen
dc.subjectVoiceen
dc.titleEducação musical na igreja católica : reflexões sobre experiências em contextos da grande Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000879992pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples