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Um modelo para o incentivo da transferência de conhecimentos entre equipes de desenvolvimento de produtos

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Um modelo para o incentivo da transferência de conhecimentos entre equipes de desenvolvimento de produtos

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Título Um modelo para o incentivo da transferência de conhecimentos entre equipes de desenvolvimento de produtos
Autor Frank, Alejandro Germán
Orientador Ribeiro, Jose Luis Duarte
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Desenvolvimento de produto
Gestão de projetos
Gestão do conhecimento
Transferência de informação
[en] Knowledge transfer
[en] Model
[en] New product development
[en] Teams
Resumo Esta tese fundamenta-se na necessidade que as empresas têm de aproveitarem os conhecimentos gerados nos projetos de produto de maneira que possam ser reutilizados em novos projetos a serem desenvolvidos, reduzindo assim esforços de desenvolvimento e melhorando o potencial inovador das equipes de produtos. Neste sentido, assume-se que existem fatores próprios do processo de desenvolvimento de produtos que podem ajudar a incentivar a TC. Porém muitos desses fatores e suas relações com outros fatores são pouco aprofundadas na literatura acadêmica. Em razão disso, esta tese propõe desenvolver um modelo para o incentivo da transferência de conhecimentos (TC) entre equipes de desenvolvimento de produto baseado na explicação das relações existentes entre os diversos fatores que influenciam a TC. A proposta desta tese está baseada em uma abordagem de pesquisa que combina aspectos qualitativos (como grupos focados, entrevistas e estudos de caso) e quantitativos (como pesquisas survey com análise multivariada de dados) aplicados em diferentes empresas (cerca de 80 nas etapas de levantamento e cinco nas etapas de aprofundamento). Por meio da utilização desses métodos obtiveram-se os seguintes resultados: (i) a proposição de um novo modelo para as etapas do processo da TC, baseado no estudo comparativo dos modelos existentes na literatura, que ajuda a entender como ocorre a TC desde o momento em que um conhecimento é reconhecido como útil para outros projetos até o momento em que o mesmo é aplicado em um novo projeto; (ii) a construção de uma taxonomia que classifica os fatores da TC em diferentes categorias, ajudando a entender melhor como os mesmos estão organizados; (iii) o estudo das características do contexto das empresas que define a prioridade que estas atribuem aos diferentes fatores da TC; (iv) a proposição de um modelo para os relacionamentos entre os fatores, que explica de maneira sistêmica a interação que ocorre entre os mesmos e (v) a proposição de um modelo para o relacionamento entre os fatores e as etapas da TC, que explica quais fatores agem de maneira direta ou indireta sobre as diferentes etapas da TC. Do ponto de vista acadêmico, os resultados ajudam a expandir o entendimento teórico sobre a TC no desenvolvimento de produtos, seguindo a corrente teórica da inovação contínua; e (ii) do ponto de vista profissional, os resultados permitem direcionar ações de melhoria da TC entre projetos, focalizando especificamente nas necessidades particulares de cada empresa.
Abstract This thesis proposes a model to foster knowledge transfer (KT) between new product development (NPD) teams. This proposal is based on companies’ need for taking advantage of knowledge generated in prior product projects by reusing it in new projects, thus reducing development efforts and improving team innovativeness. In this sense, this thesis assumes that there are organizational factors that present a general pattern of behavior and that can help to foster KT in NPD. However, an important challenge is to understand how these factors influence KT. Thus, the proposed model explains the relationships that exist among KT influence factors, as well as the relationships between these factors and the KT process stages. Furthermore, this thesis studies such relationships given different companies’ characteristics. This proposal is based on a mix-method research approach by combining qualitative studies (e.g. focus group, individual interviews, and study cases) and quantitative studies (e.g. surveys with multivariate data analysis) applied to different companies (circa 80 in the survey stage and five in the case studies). The following results were obtained, which contributed to the general proposal of the thesis: (i) a new model that explains KT process stages, based on a comparative study of prior models proposed in the academic literature; (ii) a taxonomy for KT influence factors; (iii) an analysis of firm contextual characteristics that help define the influence factors priorities; (iv) a model that explains the relationships among KT influence factors; and (v) a model that explains the relationship between KT influence factors and KT process stages. Considering these results, two main contributions of this thesis are highlighted: (i) from the academic point of view, results obtained help to extend the theoretical understanding about KT in NPD, based on the continuous innovation theoretical stream; (ii) from the practical point of view, results obtained allow to guide KT improvement in NPD, focusing on the specific needs of each company.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/71578
Arquivos Descrição Formato
000879271.pdf (1.587Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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