Repositório Digital

A- A A+

Concepções de arte no ensino técnico : uma proposta para o contemporâneo

.

Concepções de arte no ensino técnico : uma proposta para o contemporâneo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Concepções de arte no ensino técnico : uma proposta para o contemporâneo
Autor Figueiró, Natália Rizzi
Orientador Zordan, Paola
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Assunto Arte contemporânea
Ensino técnico
Resumo Este trabalho baseia-se na experiência docente dentro de uma instituição de ensino técnico – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Charqueadas - ocorrida no ano de 2012, a partir da observação dos conceitos surgidos em sala de aula sobre a arte e seu ensino, assim como o desdobramento das atividades que pudessem levar os estudantes a pensar o conteúdo dado. A partir disso, foram abordados nesta pesquisa temas como arte contemporânea, o ensino de arte e sua relação com museus e galerias, além de um breve relato sobre o surgimento do ensino técnico no Brasil e o papel das Artes Visuais dentro deste. O trabalho apresenta ainda uma análise do espaço que a arte encontra dentro do tecnicismo, além das ações adotadas como meio de levar a arte contemporânea até estes estudantes e exercer uma ligação entre ambos. Para tanto, foi feito um capítulo sobre os procedimentos feitos em aula e como estes vieram a alterar ou não o conceito sobre a arte destes alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71593
Arquivos Descrição Formato
000879605.pdf (2.842Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.