Repositório Digital

A- A A+

Ver e ser visto : reflexões de uma atriz e possibilidades pedagógicas

.

Ver e ser visto : reflexões de uma atriz e possibilidades pedagógicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ver e ser visto : reflexões de uma atriz e possibilidades pedagógicas
Autor Ferreira, Sofia Rodrigues
Orientador Lulkin, Sérgio Andrés
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Assunto Ator
Imagem
Pedagogia
Teatro
[en] Image
[en] Pedagogy
[en] Relations of visibility
[en] Theater
Resumo Este trabalho consiste na descrição das relações de visibilidade, de acordo com o quadro relacional, da teoria de jogos ópticos de Eric Landowski, e na relação destas com algumas experiências vivenciadas como atriz e professora de teatro, também aqui descritas, produzindo, a partir deste paralelo estabelecido entre teoria e prática, possibilidades pedagógicas para o exercício de ver e ser visto na sala de aula de teatro. Assim, através do compartilhamento de experiências, é realizada a reflexão sobre situações às quais a imagem é utilizada como via comunicativa no ofício de atriz, para que se aproxime da pedagogização desta prática, potencializando o uso da imagem como recurso pedagógico, não só expressivo, mas construtivo, a medida que os sujeitos-alunos tornam-se cientes do instrumento com o qual se comunicam (imagem). Este exercício reflexivo não esgota-se em uma resposta, mas sim dialoga sobre as tensões do tema, abre novos questionamentos e aponta ações pedagógicas.
Abstract This work consists of the description of the visibility relations, in accordance with the relational picture, of the theory of optic games of Eric Landowski, and in the relation of these with some lived deeply experiences as actress and teacher of theater, also here described, producing, from this parallel established between practical theory and, pedagogical possibilities for the exercise to see and to be seen in the classroom of theater. Thus, through the sharing of experiences, is accomplished the reflection on situations which the image is used as it saw communicative in the craft of actress, so that it comes close to the pedagogização of this practical, of the image as pedagogical resource, not only expressive, but constructive, the measure that the subject-pupils become cliente of the instrument with which communicates (image). This reflective exercise is not depleted in a response, but yes dialogues on the tensions of the subject, opens new questionings and points pedagogical actions.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71623
Arquivos Descrição Formato
000879621.pdf (1.226Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.