Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLulkin, Sérgio Andréspt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Sofia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2013-05-17T01:42:43Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71623pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na descrição das relações de visibilidade, de acordo com o quadro relacional, da teoria de jogos ópticos de Eric Landowski, e na relação destas com algumas experiências vivenciadas como atriz e professora de teatro, também aqui descritas, produzindo, a partir deste paralelo estabelecido entre teoria e prática, possibilidades pedagógicas para o exercício de ver e ser visto na sala de aula de teatro. Assim, através do compartilhamento de experiências, é realizada a reflexão sobre situações às quais a imagem é utilizada como via comunicativa no ofício de atriz, para que se aproxime da pedagogização desta prática, potencializando o uso da imagem como recurso pedagógico, não só expressivo, mas construtivo, a medida que os sujeitos-alunos tornam-se cientes do instrumento com o qual se comunicam (imagem). Este exercício reflexivo não esgota-se em uma resposta, mas sim dialoga sobre as tensões do tema, abre novos questionamentos e aponta ações pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of the description of the visibility relations, in accordance with the relational picture, of the theory of optic games of Eric Landowski, and in the relation of these with some lived deeply experiences as actress and teacher of theater, also here described, producing, from this parallel established between practical theory and, pedagogical possibilities for the exercise to see and to be seen in the classroom of theater. Thus, through the sharing of experiences, is accomplished the reflection on situations which the image is used as it saw communicative in the craft of actress, so that it comes close to the pedagogização of this practical, of the image as pedagogical resource, not only expressive, but constructive, the measure that the subject-pupils become cliente of the instrument with which communicates (image). This reflective exercise is not depleted in a response, but yes dialogues on the tensions of the subject, opens new questionings and points pedagogical actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectAtorespt_BR
dc.subjectRelations of visibilityen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTheateren
dc.titleVer e ser visto : reflexões de uma atriz e possibilidades pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000879621pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em pedagogia da artept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples