Repositório Digital

A- A A+

Gente que ri : o riso em sala de aula

.

Gente que ri : o riso em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gente que ri : o riso em sala de aula
Autor Farenzena, Vanessa
Orientador Lulkin, Sérgio Andrés
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Assunto Riso
Sala de aula
Resumo A monografia aborda a questão do riso em sala de aula, onde ele surge e como pode influenciar as relações existentes entre alunos, entre alunos e professor. Construção que se dá a partir da pergunta de Larrosa1 (2000, p. 171) “o que acontece então na Pedagogia para que se ria tão pouco?”. Dialogando com autores como Larrosa (2000), Alberti (1999), Bergson (1987), Justo (2006), Lulkin (2007), entre outros, faz-se uma leitura de como eles compreendem o riso na história e sua presença na educação. A pesquisa se dá com 25 alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, no município de São Leopoldo. Caracteriza-se como uma pesquisa de participação-observação, pois o ambiente da pesquisa é o mesmo de trabalho da pesquisadora. Das observações retirou-se seis cenas envolvendo situações em que o riso esteve presente, analisadas no diálogo com os autores acima citados. O procedimento para analise dos dados coletados caminha pela descrição detalhada da cena, identificação da situação em que se encontravam as pessoas que riam e qual era o objeto do riso. No desenvolvimento desse trabalho percebe-se a dificuldade e a importância de dar lugar ao riso em sala de aula. Dificuldade por ser ele um elemento que questiona e desestabiliza a ordem estabelecida. Importante por ser um potencializador do bom encontro, das novas descobertas, do potencial criador. Fica o desafio de pensar o riso como instrumento pedagógico nas mãos do professor.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71625
Arquivos Descrição Formato
000879623.pdf (857.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.