Repositório Digital

A- A A+

Riscando sons : percepção e registros sonoros entre crianças

.

Riscando sons : percepção e registros sonoros entre crianças

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Riscando sons : percepção e registros sonoros entre crianças
Autor Jardim, Ana Cândida de Menezes Lima
Orientador Cunha, Susana Rangel Vieira da
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Assunto Desenho
Infância
Música
Resumo Riscando Sons: Percepção e registros sonoros entre crianças, é o resultado do trabalho desenvolvido na oficina Riscando Sons na Escola Municipal Dolores Alcaraz Caldas, no programa Escola Aberta, no Bairro Restinga Nova, em Porto Alegre; na qual elaborei uma investigação com o intuito de entender como as crianças percebem e registram graficamente sons e músicas. A proposta pedagógica foi instigar a curiosidade das crianças, bem como desafiálas a “ver” os sons e criar formas para músicas e sons propostos nos encontros. Realizei os encontros com as propostas pré-estabelecidas, porém sempre abertas às necessidades que poderiam surgir, observando além dos desenhos, mas o comportamento das crianças e como elas se relacionavam com a atividade proposta. O trabalho apresenta a trajetória da oficina, relacionando minha experiência como oficineira, minhas dificuldades e de transformação de padrões e ideias que foram tomando forma no decorrer da oficina, através das atividades que elaborei para instigar a curiosidade e criatividade das crianças. Problematizo a forma como nos relacionamos hoje com o mundo e suas imagens e das dificuldades das crianças elaborarem suas linguagens expressivas, junto com minhas dificuldades em atuar como oficineira pela primeira vez. Frequentou a oficina crianças de 8 a 13 anos, a Riscando Sons estava inserida no projeto como atividade extraclasse, portanto o número de crianças variava assim como idade. Para a pesquisa foi utilizado como referencial teórico principalmente o autor Jose Francisco Duarte Jr, que problematiza as questões de arte educação e dos sentidos na contemporaneidade, bem como a autora Susana Rangel vieira da Cunha, e o musico Egberto Gismonti.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71636
Arquivos Descrição Formato
000879411.pdf (2.880Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.