Repositório Digital

A- A A+

Os 110 anos da associação satélite prontidão em uma viagem através da fotografia

.

Os 110 anos da associação satélite prontidão em uma viagem através da fotografia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os 110 anos da associação satélite prontidão em uma viagem através da fotografia
Autor Feijó, Ana Lúcia Felippe
Orientador Cunha, Susana Rangel Vieira da
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Assunto Cultura
Fotografia
Mulher
Negro
Resumo O presente trabalho tem como objetivo geral resgatar parcialmente, a partir de fotografias e relatos orais, a história da Associação Satélite Prontidão, um clube social fundado por ex-escravos. Durante a década passada, firmou-se como um importante polo de preservação e manutenção da cultura negra gaúcha, promovendo através de seus inúmeros eventos a exaltação e orgulho da negritude, tornando-se um dos expoentes mais importantes dentro da história da cidade de Porto Alegre, servindo como referencial para várias gerações de negros e negras. Definindo-o como um Território Negro, com base nos argumentos levantados pelo autor Iosvaldir Bittencourt Junior. A intenção será enfocar também o papel da mulher negra dentro desta entidade, como agente agregador e transformador. A história da mulher negra ontem e o que deseja hoje. Embasado pela autora Maria Ivette Ennes. Parte desta trajetória será mostrada através da fotografia, utilizando-se do conceito criado por Luiz Eduardo Achutti sobre fotoetnografia e da beleza e simplicidade da imagem enfatizada por Jacques Ranciére.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71637
Arquivos Descrição Formato
000879412.pdf (5.439Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.