A cadência do baile : o papel da dança na escola militar
dc.contributor.advisor | Valle, Flavia Pilla do | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Diego Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T01:42:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71643 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo principal refletir sobre as questões de gênero e disciplina que emergem das falas dos alunos do 2º ano do Colégio Tiradentes de Porto Alegre. Para isso, se propôs a esses alunos oficinas de dança folclórica gaúcha durante quatro aulas de educação física, ao término das oficinas foi aplicado um questionário contendo 6 questões relacionadas a dança, gênero e disciplina. A partir de reflexões acerca das respostas do alunos notou-se a influência que o gênero tem no modos de movimentar o corpo no ato de dançar, bem como a conceituação em relação a dança, as contribuições benéficas percebidas por este corpo discente ao praticarem as atividades de dança e a relações/identificações da dança folclórica gaúcha com o regime disciplinar adotado pelo colégio. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | A cadência do baile : o papel da dança na escola militar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000879439 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em pedagogia da arte | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)