Repositório Digital

A- A A+

Associação Comunitária do parque Ararigbóia : uma história de protagonismo no âmbito do lazer na cidade de Porto Alegre

.

Associação Comunitária do parque Ararigbóia : uma história de protagonismo no âmbito do lazer na cidade de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Associação Comunitária do parque Ararigbóia : uma história de protagonismo no âmbito do lazer na cidade de Porto Alegre
Autor Flor, Isabel de Farias
Orientador Stigger, Marco Paulo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Lazer : Locais
Parques públicos : Porto Alegre (RS)
Resumo Os espaços de lazer se constituem, enquanto parte da sociedade, o espaço/tempo do não trabalho, onde se pode fazer o que se gosta, algo espontâneo, sem obrigações. Esse espaço de lazer público pode surgir da demanda da sociedade cosmopolita, ou através de leis que obriguem a união ou o município a abrirem mão de um terreno ou parte dele, para que ali se instale um espaço de lazer. Não basta somente saber quem frequenta os espaços de lazer, mas como esses espaços se constituem, enquanto importantes para uma determinada sociedade, visando a sua construção histórica e principalmente quem foram as pessoas que deram vida e voz a esses lugares. O Parque Ararigbóia localiza-se no bairro Jardim Botânico, na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. Tal parque tem uma metragem de aproximadamente 18 mil metros quadrados, possui quadra poliesportiva, sala de musculação, campo de futebol, vestiário, cancha de bocha e equipamentos para recreação infantil. Para conseguir todo este aparato, foi fundado em 1982 a Associação Comunitária do Parque Ararigbóia, que buscou junto à prefeitura através do Orçamento Participativo verbas para a construção da infraestrutura do Parque. O objetivo geral do trabalho foi fazer uma análise histórica, delineando desde o surgimento do Parque até os dias de hoje, dando ênfase em quem foram os protagonistas pelo surgimento e florescimento deste lugar. Ao longo do trabalho contatou-se que o Parque Ararigbóia e a sua Associação, vem servindo de exemplo para outros parques e praças, contabilizando os incontáveis feitos que surgiram através do protagonismo dos colaboradores que estiveram envolvidos diretamente com a Associação Comunitária e com o Parque.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71644
Arquivos Descrição Formato
000880188.pdf (3.100Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.