Repositório Digital

A- A A+

Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte

.

Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Era uma vez : a história da concepção do título associado à obra de arte
Autor Pinto, Giana Kummer
Orientador Zordan, Paola
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Assunto Artes visuais
História
Obra de arte
Resumo O trabalho tem como objeto de estudo a pesquisa sobre a associação entre obra e título nas artes visuais e foi desenvolvido a partir de dois caminhos convergentes. Inicialmente foi realizado o estudo e a categorização dos títulos ao longo da História da Arte e suas mudanças até a Arte Contemporânea na esfera teórica. Neste ponto, se estabelece uma reflexão sobre o sentido de termos de titular livros, peças, filmes e obras de arte e de que maneira o espectador assimila a mensagem adicionada pelo artista através do título. A pesquisa deteve-se a analisar o que prevalece em nossa percepção, se a obra ou seu título, e de que modo esta associação acontece diante do espectador. O segundo caminho foi a realização de uma proposição artística prática que auxiliou numa maior proximidade com o objeto de estudo. Esta atividade se consiste de um “telefone sem fio” de imagens em que participaram artistas convidados. A própria autora produz a primeira imagem, que serve como modelo para o participante seguinte, que, além de ter de realizar um trabalho tendo o inicial como modelo, tem ainda de titular a imagem usada como inspiração, e assim sucessivamente. Tais métodos contribuíram, cada um com suas especificidades, para um maior entendimento do objeto de estudo, que teve como referenciais teóricos principais os conceitos de Jorge Larrosa e John Berger acerca do tema. Através deste trabalho, realiza-se uma reflexão acerca deste assunto, concluindo que os títulos são uma maneira encontrada pelo artista para complementar, através de palavras, sua ideia de criação, de modo a facilitar a assimilação da obra pelo público, não servindo apenas como mera descrição do elemento visual representado.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71650
Arquivos Descrição Formato
000879476.pdf (9.246Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.