A arte de criar novos possíveis : formação e atuação dos mediadores culturais na ação educativa da exposição séculos indígenas no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho articula a experiência de concepção e efetivação da Ação Educativa da Exposição Séculos Indígenas no Brasil, com as contribuições das práticas educativas realizadas em exposições de artes. Analisa-se especialmente, a formação e atuação dos mediadores culturais, neste caso, uma equipe composta majoritariamente por jovens indígenas oriundos de diferentes povos do Brasil. Espera-se contribuir para o aprimoramento da formação dos educadores dos espaços escolares e não escolares; ...
O presente trabalho articula a experiência de concepção e efetivação da Ação Educativa da Exposição Séculos Indígenas no Brasil, com as contribuições das práticas educativas realizadas em exposições de artes. Analisa-se especialmente, a formação e atuação dos mediadores culturais, neste caso, uma equipe composta majoritariamente por jovens indígenas oriundos de diferentes povos do Brasil. Espera-se contribuir para o aprimoramento da formação dos educadores dos espaços escolares e não escolares; para o fortalecimento e a ampliação das parcerias entre a escola e as instituições museais; para a afirmação de ações que viabilizem a consolidação do protagonismo dos povos indígenas na produção e difusão dos discursos sobre os mesmos. ...
Abstract
This paper articulates the experience of conception and realization of Educational Action Exposure Centuries Indigenous in Brazil, with the contributions of educational practices conducted in arts exhibitions. We analyze especially the training and activities of cultural mediators, in this case, a team composed mostly by young people from different indigenous peoples of Brazil. We hope this paper can contribute to the improvement of the training of educators of school and non school educational ...
This paper articulates the experience of conception and realization of Educational Action Exposure Centuries Indigenous in Brazil, with the contributions of educational practices conducted in arts exhibitions. We analyze especially the training and activities of cultural mediators, in this case, a team composed mostly by young people from different indigenous peoples of Brazil. We hope this paper can contribute to the improvement of the training of educators of school and non school educational places, for the strengthening and expansion of partnerships between the school and the museological institutions; to affirm actions that enable the consolidation of the role of indigenous peoples in the production and dissemination discourses about them. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1948)
Este item está licenciado na Creative Commons License