Repositório Digital

A- A A+

Mobilidade urbana com foco na classe C : automóvel urbano para a nova Classe Média

.

Mobilidade urbana com foco na classe C : automóvel urbano para a nova Classe Média

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mobilidade urbana com foco na classe C : automóvel urbano para a nova Classe Média
Autor Ladwig, Lucas
Orientador Teixeira, Fabio Goncalves
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Assunto Design : Automóvel
Design de produto
[en] Automobiles
[en] Design
[en] Middle class
Resumo Este trabalho tem como objetivo o projeto conceitual de um veículo urbano para a classe média brasileira. Em um primeiro momento, foi caracterizado o público-alvo e depois foram levantados os atributos desejáveis na compra de um carro, por meio de pesquisa bibliográfica, para a priorização dos requisitos do usuário (QFD). A seleção das tecnologias relevantes para o projeto foi a base para que o produto fosse desenvolvido. Um sistema de propulsão baseado no Gás Natural Veicular foi proposto, por ser mais adequado aos requisitos analisados. A partir disso, o desenvolvimento passou pela etapa de proposta de estrutura, disposição dos componentes mecânicos e dos passageiros, bem como as posturas assumidas pelos motoristas e um espaço flexível traseiro que pode servir tanto para carga quanto para passageiros. A proposta final, então, consiste num veículo ultracompacto, movido a GNV, com capacidade para quatro ocupantes, ou dois ocupantes mais carga, adequado para viagens curtas no ambiente urbano.
Abstract This project aims at the conceptual design of an urban vehicle for the Brazilian middle class. At first, the target market was identified and then the desirable attributes when purchasing a car were taken into consideration, by the means of literature research, for the prioritization of user requirements (QFD). The project selection of relevant technologies was the basis for the development of this product. A propulsion system based on Natural Gas was proposed because it is more suitable to the requirements analyzed. From this, the development went through the proposal stage of structure, arrangement of mechanical components and passengers as well as drivers and postures assumed by a flexible rear that can serve both for cargo and for passengers. Therefore, the final proposal is an ultra-compact vehicle, powered by CNG, designed for up to four occupants, or two occupants plus cargo, suitable for short trips in the urban environment.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71699
Arquivos Descrição Formato
000877693.pdf (12.72Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.