Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorLadwig, Lucaspt_BR
dc.date.accessioned2013-05-18T01:44:43Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71699pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo o projeto conceitual de um veículo urbano para a classe média brasileira. Em um primeiro momento, foi caracterizado o público-alvo e depois foram levantados os atributos desejáveis na compra de um carro, por meio de pesquisa bibliográfica, para a priorização dos requisitos do usuário (QFD). A seleção das tecnologias relevantes para o projeto foi a base para que o produto fosse desenvolvido. Um sistema de propulsão baseado no Gás Natural Veicular foi proposto, por ser mais adequado aos requisitos analisados. A partir disso, o desenvolvimento passou pela etapa de proposta de estrutura, disposição dos componentes mecânicos e dos passageiros, bem como as posturas assumidas pelos motoristas e um espaço flexível traseiro que pode servir tanto para carga quanto para passageiros. A proposta final, então, consiste num veículo ultracompacto, movido a GNV, com capacidade para quatro ocupantes, ou dois ocupantes mais carga, adequado para viagens curtas no ambiente urbano.pt_BR
dc.description.abstractThis project aims at the conceptual design of an urban vehicle for the Brazilian middle class. At first, the target market was identified and then the desirable attributes when purchasing a car were taken into consideration, by the means of literature research, for the prioritization of user requirements (QFD). The project selection of relevant technologies was the basis for the development of this product. A propulsion system based on Natural Gas was proposed because it is more suitable to the requirements analyzed. From this, the development went through the proposal stage of structure, arrangement of mechanical components and passengers as well as drivers and postures assumed by a flexible rear that can serve both for cargo and for passengers. Therefore, the final proposal is an ultra-compact vehicle, powered by CNG, designed for up to four occupants, or two occupants plus cargo, suitable for short trips in the urban environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesign : Automóvelpt_BR
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectAutomobilesen
dc.subjectMiddle classen
dc.titleMobilidade urbana com foco na classe C : automóvel urbano para a nova Classe Médiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000877693pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples