Repositório Digital

A- A A+

"Colesterolosis Bulbi" ou sínquise cintilante na câmara anterior : relato de cinco casos e revisão bibliográfica

.

"Colesterolosis Bulbi" ou sínquise cintilante na câmara anterior : relato de cinco casos e revisão bibliográfica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Colesterolosis Bulbi" ou sínquise cintilante na câmara anterior : relato de cinco casos e revisão bibliográfica
Outro título Cholesterolosis bulbi or synchysis scintillans in the anterior chamber : report of five patients and review about this ocular abnormality
Autor Fortes Filho, João Borges
Leite Filho, Wilson de Oliveira
Prietsch, Juliane Fernandez
Resumo Objetivo: Este trabalho relata as histórias clínicas de cinco pacientes com “colesterolosis bulbi” ou sínquise cintilante na câmara anterior chamando a atenção para as principais características destes casos e para o aparecimento desta situação em olhos previamente traumatizados ou na presença de cataratas de longa duração. O objetivo dos autores é atualizar os oftalmologistas a respeito da sínquise cintilante na câmara anterior uma vez que poucas descrições existem na literatura científica sobre esta situação, bem como comentar sobre algumas hipóteses a respeito da etiologia da formação dos cristais de colesterol e do seu aparecimento na câmara anterior. Local: Curso de Especialização em Oftalmologia do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre Métodos: Estudo retrospectivo de casos com análise dos prontuários dos pacientes portadores do diagnóstico de sínquise cintilante na câmara anterior que foram atendidos no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, no período entre 1987 e 2002. Comentários: A sínquise cintilante ou “colesterolosis bulbi” é um processo degenerativo caracterizado pela deposição de cristais de colesterol tanto na cavidade vítrea como na câmara anterior ou ainda no espaço sub-retiniano. Usualmente secundária a trauma ocular, inflamação ou hemorragia intra-ocular recorrente essas opacidades, multicoloridas e brilhantes, são suscetíveis à ação da gravidade, tendendo a decantarse inferiormente. A ocorrência dos cristais de colesterol no vítreo é bem mais freqüente de ser encontrada tanto na clínica diária quanto em publicações na literatura científica, mas a sínquise cintilante da câmara anterior é de aparecimento bem mais raro no diaa- dia do oftalmologista.
Abstract Purpose: This paper describes five patients with the diagnosis of “cholesterolosis bulbi”. Place: Curso de Especialização em Oftalmologia do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre Methods: Five patients with the diagnosis of cholesterolosis bulbi were retrospectively reviewed form the files of the Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre from 1987 to 2002. Comments: All of the cases showed free amount of crystals of cholesterol floating in the anterior chamber and also a total cataract secondary to trauma or uveitis since long time.
Contido em Revista brasileira de oftalmologia. Vol. 63, n. 5-6 (maio/jun. 2004), p. 358-363
Assunto Câmara anterior : Patologia
Oftalmopatias
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/71724
Arquivos Descrição Formato
000461918.pdf (258.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.