Repositório Digital

A- A A+

Turismo em Sapiranga : aporte econômico relevante para o município?

.

Turismo em Sapiranga : aporte econômico relevante para o município?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Turismo em Sapiranga : aporte econômico relevante para o município?
Autor Oliveira, Otávio da Silva
Orientador Lopes, Fernando Dias
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Planejamento participativo
Políticas públicas
Turismo
Resumo O turismo em Sapiranga pode ser um importante aporte à economia municipal? Para responder essa questão, este trabalho vale-se de uma seleção literária de referência de conhecimento na área de turismo, com importantes e qualificados autores, bem como fontes diversificadas com recência. A partir desses estudos e pesquisas desenvolvidos anteriormente, procurou-se constituir, à luz da teoria em reflexão com outras áreas do conhecimento, a busca por explicações e fundamentação de estudos de casos que evidenciaram a influência e importância econômica do turismo na economia dos municípios. Perguntas como: “O turismo influencia a economia local?”, ou ainda: “Quais as condicionantes para tornar-se destino turístico e ter alavancagem e diversificação na economia local?”, são perguntas que nortearam o trabalho de pesquisa, cujo objetivo foi verificar a influência do turismo na economia do município de Sapiranga, especificamente. Elaborou-se uma abordagem qualitativa para o exame dessas questões, com o uso de instrumentos como, por exemplo, entrevistas, nas quais foram selecionados os atores do setor de turismo da cidade de Sapiranga, incluindo-se também estudos de fontes documentais para conhecer a trajetória histórica do turismo municipal, a identificação das estruturas físicas dos atrativos e potencialidades turísticas a serem exploradas futuramente, a superestrutura legal e gerencial como o Plano Estratégico de Turismo, Conselho Municipal de Turismo, Fundo Municipal de Turismo e outros aspectos legais. Os resultados apurados na pesquisa foram descritos em dados empíricos ou limitados estatisticamente, mas que indicaram afirmativamente gradativa relevância do setor de turismo na economia do município, com registro de aumento do número de postos de trabalho e de empreendimentos ligados ao setor. A análise dos resultados mostra a falta de continuidade institucional e gerencial do setor. Constata-se, assim, a necessidade da participação popular no planejamento estratégico em turismo, bem como o elementar cuidado com a sustentabilidade do desenvolvimento econômico da cidade de Sapiranga.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71732
Arquivos Descrição Formato
000874387.pdf (796.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.