Repositório Digital

A- A A+

O processo administrativo na elaboração do orçamento do município de São Francisco de Paula/RS

.

O processo administrativo na elaboração do orçamento do município de São Francisco de Paula/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O processo administrativo na elaboração do orçamento do município de São Francisco de Paula/RS
Autor Eger, Eva Juelma
Orientador Imasato, Takeyoshi
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Gestão de processos
Orçamento público
Processo administrativo
Resumo Os governantes de nosso país tentam trazer à sociedade a sua maneira de gerenciar os órgãos públicos de várias formas. Baseados nos princípios constitucionais, uma das principais ferramentas disponíveis é a elaboração do orçamento, que deve ser baseada nos processos administrativos. Pretende-se analisar a rotina administrativa com a legislação vigente em relação à elaboração do orçamento municipal de São Francisco de Paula. A rotina escrita faz com que os processos administrativos tragam segurança e clareza aos agentes públicos envolvidos na realização dos tramites burocráticos. Desta forma, comprometendo os entes públicos a tornar claros os seus atos. Nesta busca de esclarecimentos do orçamento municipal, através de pesquisa em diversos autores para conhecimento das teorias já estudadas e as leis que regem estes procedimentos, bem como entrevistando os entes envolvidos na implantação do ciclo orçamentário onde é possível verificar o processo administrativo. Conhecer o processo administrativo do orçamento no município de São Francisco de Paula e as atividades burocráticas até a sua execução é essencial para desenvolver esta pesquisa. Investigar conceitos técnicos dos documentos que integram a elaboração do Ciclo Orçamentário e mais detalhadamente do orçamento público com amparo na legislação vigente. A administração pública pode adotar a gestão de processos a fim de solucionar os problemas oriundos da elaboração do Ciclo Orçamentário e manter o controle dos procedimentos administrativos evitando assim os equívocos que tendem gerar transtornos. Facilitando a identificação dos problemas no processo, mapeando-os para desentravar as atividades a serem realizadas e sanar as dificuldades decorrentes. Conferir confiabilidade e agilidade na transmissão de informações para auxiliar a atividade fim na elaboração do ciclo orçamentário.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71737
Arquivos Descrição Formato
000873564.pdf (785.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.