Repositório Digital

A- A A+

A implantação do Sistema Único de Assistência Social no município de Quinze de Novembro, RS : uma análise diagnóstica

.

A implantação do Sistema Único de Assistência Social no município de Quinze de Novembro, RS : uma análise diagnóstica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A implantação do Sistema Único de Assistência Social no município de Quinze de Novembro, RS : uma análise diagnóstica
Autor Webber, Luciano
Orientador Menda, Cynthia Castiel
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Assistência social
Políticas públicas
Resumo O propósito deste estudo é analisar os avanços e desafios na implantação do Sistema Único de Assistência Social no município de Quinze de Novembro, RS. Desse modo, para compreender a realidade estudada optou-se pelo seguinte problema de pesquisa: Quais os avanços e desafios na implantação do Sistema Único de Assistência Social no município de Quinze de Novembro, RS? O estudo apresenta como embasamento para a leitura da realidade e condução da análise dos dados à abordagem de pesquisa qualitativa, com escopo descritivo, mediada pelas categorias teórico-metodológicas: historicidade, implantação, concepções, avanços e desafios. Para a coleta de informações, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada a análise documental dos seguintes documentos: Política Nacional de Assistência Social (PNAS); Norma operacional básica (NOB/SUAS), Norma operacional básica de recursos humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS), Resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Resoluções da Comissão Intergestora Tripartite (CIT), Resoluções da Comissão Intergestora Bipartite do Estado do Rio Grande do Sul (CIB/RS), Plano Plurianual de Assistência Social do município; leis municipais atinentes à Política Municipal de Assistência Social, Atas e Resoluções do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Outra técnica utilizada para coleta de dados foi à entrevista semi-estruturada aplicada junto aos trabalhadores envolvidos no processo de implantação e implementação do Sistema Único de Assistência Social nos municípios de Quinze de Novembro, Ibirubá, e Fortaleza dos Valos. Os sujeitos selecionados para participarem da pesquisa foram: os secretários municipais de Assistência Social e assistentes sociais dos respectivos municípios. Mas dado a opção pelos que aceitaram contribuir com a pesquisa, chegou-se a entrevistar seis profissionais, sendo dois secretários municipais de Assistência Social e quatro assistentes sociais. Os resultados mostraram que a materialização do SUAS, depreende da sua inclusão na agenda de prioridades da Administração Municipal, da ampliação do debate sobre a Política de Assistência Social no município e do envolvimento de diferentes atores neste processo, órgão gestor, trabalhadores da Política de Assistência Social, instâncias de controle social, entidades sociais e usuários para construção de conhecimentos e estabelecimento de metas e novas propostas para fazer avançar os pontos que ainda encontram-se com dificuldades para a efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município de Quinze de Novembro.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71743
Arquivos Descrição Formato
000873660.pdf (317.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.