Repositório Digital

A- A A+

Políticas públicas educacionais à cidadania : análise das políticas de formação continuada de educadores em Pelotas

.

Políticas públicas educacionais à cidadania : análise das políticas de formação continuada de educadores em Pelotas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Políticas públicas educacionais à cidadania : análise das políticas de formação continuada de educadores em Pelotas
Autor Madeira, Júlio Cesar
Orientador Zen, Aurora Carneiro
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Cidadania
Educação
Políticas públicas
Resumo O presente estudo pretendeu investigar as políticas públicas educacionais à cidadania, especificamente as de formação continuada de educadores, no município de Pelotas, durante o período de 2001 -2004. Para tanto, através de um estudo de caso, com duas gestoras do setor de políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação, pôde-se realizar um movimento de compreensão acerca da efetividade das políticas públicas de formação continuada de docentes, observadas nesse período e suas relações com a cidadania. Como subsídios, para a construção dessa realidade, operou-se com a análise documental e realização de entrevistas com as gestoras. Assim, problematizaram-se as políticas públicas de formação continuada, como instrumento para o diálogo entre Estado e sociedade para as mais diversas demandas sociais, assim como a recente história das políticas públicas em nosso país como uma nova possibilidade para a administração pública. Também, buscou-se pensar as políticas públicas educacionais de formação continuadas dentro de sua perspectiva educacional e em seu papel na construção e efetivação da cidadania. Observou-se no caso do município de Pelotas, que as políticas públicas de formação continuada de educadores, representaram uma possibilidade de construção de autonomia escolar, qualificação do trabalho docente, assim como fomentador de um novo processo que tem efeitos observados até os dias atuais na realidade da educação no município.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71759
Arquivos Descrição Formato
000874246.pdf (696.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.