Repositório Digital

A- A A+

O processo de construção do PPA participativo 2012-2015 no Rio Grande do Sul

.

O processo de construção do PPA participativo 2012-2015 no Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O processo de construção do PPA participativo 2012-2015 no Rio Grande do Sul
Autor Prux, Paula Raymundo
Orientador Pinheiro, Ivan Antonio
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Democracia representativa
Gestão pública
Orçamento participativo
Participação popular
Resumo Pesquisa realizada com o objetivo de relatar como foram inseridas as manifestações populares no contexto do processo de construção do PPA Participativo 2012-2015 no estado do Rio Grande do Sul. Inclui uma pesquisa bibliográfica em torno dos conceitos de planejamento participativo, democracia representativa, participação qualitativa e quantitativa, Ciclo Shewhart, sistema orçamentário e Plano Plurianual. Fundamenta-se na técnica de análise de conteúdo para realizar a pesquisa em uma abordagem qualitativa. Realiza entrevistas não estruturadas com três Diretores da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do estado do Rio Grande do Sul. Classifica 1.626 manifestações populares inseridas no Portal da Participação em 52 temáticas, baseadas no Plano Plurianual federal e na análise prévia feita por técnicos do Departamento de Planejamento Governamental da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Rio Grande do Sul. Analisa a inserção das manifestações classificadas nos programas e ações do Plano Plurianual 2012-2015 do estado do Rio Grande do Sul. Discute as relações que se formam entre os conceitos abordados e os resultados obtidos. Conclui que o Plano Plurianual pode ser comparado ao Ciclo Shewhart, porém algumas etapas do ciclo não são cumpridas historicamente. Verifica que dentre as 52 temáticas, apenas três não apresentaram manifestações a serem classificadas e oito não têm manifestações populares atendidas em sua integralidade no PPA Participativo, totalizando 84,6% de aderência. Comparativamente à totalidade dos 86 programas do PPA Participativo 2012-2015, constata que as manifestações populares estão relacionadas a 61 programas, o que gera um grau de aderência de 71% à peça de planejamento. Verifica que, de forma geral, as solicitações dos cidadãos estão atendidas no Plano Plurianual Participativo 2012-2015.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71772
Arquivos Descrição Formato
000874415.pdf (1.365Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.