Repositório Digital

A- A A+

Avaliação do programa Semeando Educação e Saúde na agricultura famíliar, no município de Três Passos - RS

.

Avaliação do programa Semeando Educação e Saúde na agricultura famíliar, no município de Três Passos - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação do programa Semeando Educação e Saúde na agricultura famíliar, no município de Três Passos - RS
Autor Vincenzi, Sirlei
Orientador Dasso Júnior, Aragon Érico
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Agricultura familiar
Exodo rural
Políticas públicas
Resumo Este trabalho pretende desenvolver uma análise sobre a situação da Agricultura Familiar, as políticas públicas direcionadas a este setor e em especial, uma avaliação do Programa Semeando Educação e Saúde a Agricultura Familiar, uma política pública municipal. Faz-se uma reflexão sobre como se deu o processo de emigração agrícola, bem como são apresentados dados para o desenvolvimento crítico e propositivo das comunidades rurais, permitindo assim, aos que tem o poder de planejamento e decisão dos rumos do município, vislumbrem novas possibilidades para o enfrentamento do êxodo da juventude rural. Para isso, faz-se uma retrospectiva histórica da realidade local e torna-se necessário abordar elementos da História do município, visando proporcionar informações básicas ao leitor e permitir a ele que, no momento da apresentação do caso, tenha condições de formar a sua própria opinião. Para contextualização do problema levantado traz-se o exemplo privilegiado de quatro distritos do município de Três Passos – RS, onde o “Programa Semeando” acontece, nas escolas, há mais de dez anos. O Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar proporciona aos filhos de agricultores ainda em idade escolar, uma educação focada na formação e desenvolvimento integral do indivíduo, baseada nos conhecimentos e estratégias planejadas e executadas por equipe multidisciplinar e intersetorial. Acredita-se assim, que com o engajamento de todos é possível minimizar os efeitos provocados pela falta de sucessores na propriedade agrícola, bem como, estudar projetos que sejam viáveis para a absorção da mão de obra e valorização feminina na propriedade rural.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71774
Arquivos Descrição Formato
000877423.pdf (2.577Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.