Repositório Digital

A- A A+

Gestão democrática e participativa da liderança comunitária no bairro Branca no município de Jaguarão /RS

.

Gestão democrática e participativa da liderança comunitária no bairro Branca no município de Jaguarão /RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão democrática e participativa da liderança comunitária no bairro Branca no município de Jaguarão /RS
Autor Domingues, Elias Machado
Orientador Azevêdo, Ariston
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Gestão democrática
Liderança comunitária
Participação política
Resumo Na cidade de Jaguarão-RS, as lideranças comunitárias no ano de 2005, organizaram-se e pleitearam junto ao legislativo uma lei que legalizasse as atribuições dos líderes, a fim de tirá-los da informalidade. O interesse em apresentar o estudo sobre a gestão democrática na Vila Branca, situada na cidade de Jaguarão-RS, surgiu, a partir de uma observação de dados comparativos entre dois bairros da cidade, fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Procurou-se aprofundar o conhecimento sobre as dificuldades enfrentadas pelo bairro, sobre as conquistas alcançadas, eventos realizados e reivindicações efetuadas pela comunidade da Vila Branca, referente ao período de 2006 até o ano de 2011. Diante deste contexto, e com o intuito de compreender como se interrelacionam cultura política e participação popular nas vilas, apresenta-se como questão norteadora deste estudo: Como a atuação da liderança comunitária tem colaborado para as conquistas da melhoria da qualidade de vida da comunidade do Bairro Branca? Assim, o presente trabalho objetivou caracterizar a atuação da liderança junto à comunidade, no que diz respeito à cultura política comunitária e à presença do Estado. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa combinado com pesquisa bibliográfica. Percebe-se ao longo deste estudo que o Bairro Branca tem de fato um líder comunitário, sempre disposto a lutar pelas causas comunitárias e consequentemente com os anseios da comunidade. Há nesse local um líder que respeita a opinião de todos, é dinâmico e democrático. Com tudo isso, a comunidade a cada dia que passa fica mais fortalecida para lutar por uma melhor qualidade de vida, para a construção de um lugar melhor para se viver. A liderança exercida com responsabilidade pelo atual líder tem trazido melhorias para a comunidade. Suas ações, experiências e projetos são reconhecidos por todos. Em conclusão, constatou-se que uma comunidade com uma liderança eficiente transforma-se consideravelmente. A prática da gestão democrática e participativa da comunidade fortalecerá os anseios e dará reais condições para se conseguir as prioridades do Bairro. Espera-se que este estudo possa contribuir para que outras lideranças juntamente com suas comunidades venham a ter um papel importante na construção de seus bairros, melhorando as condições de habitabilidade.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71793
Arquivos Descrição Formato
000873472.pdf (862.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.