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Expectativas e percepções de resultados sobre o Polo UAB Sapiranga/RS

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Expectativas e percepções de resultados sobre o Polo UAB Sapiranga/RS

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Título Expectativas e percepções de resultados sobre o Polo UAB Sapiranga/RS
Autor Schaffer, Eloice Roloff
Orientador Lopes, Fernando Dias
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Desenvolvimento local
Educação à distância
Gestão pública
Universidade Aberta do Brasil.
[en] Brazilian Open University Sapiranga / RS Pole
[en] Distance learning
[en] Effectiveness
[en] Expectations
[en] Municipal public administration
Resumo O entendimento do papel e do impacto do Polo UAB Sapiranga/RS como parte da gestão pública municipal na perspectiva e segundo expectativas em 2012, de diferentes participantes e o que efetivamente foi alcançado é o foco do estudo. Para realização do trabalho foi efetuada sondagem por questionário eletrônico junto a atores sociais envolvidos com educação a distância desenvolvida através da entidade em parceria com universidades e mantenedora. A análise de resultados visa identificação de ações alinhadas com interesses e sugestões para a maior eficácia e qualidade do desempenho do Polo na continuidade do processo e do atendimento à demanda o que segundo Heidemann, (2010) depende da relação direta e transparente entre prestadores de serviços e beneficiários. As decisões e informações caminham juntas segundo Schneider, (1986) mas quem produz informações não tem maior clareza e consciência sobre o uso da informação gerada por seu empreendimento de pesquisa. Decisões com menores riscos podem ocorrer com a disponibilização de informações pertinentes e relevantes necessárias. Conforme RUA, 2009, há uma corresponsabilização pela política pública e seus resultados nos novos arranjos, com papéis diferenciados de cada participante na implementação das políticas. Conforme Etzione, (2010) verificar o impacto do projeto ou do programa específico sobre o público alvejado por ele é necessário para conhecer o grau de satisfação que está produzindo na percepção dos beneficiários que devem constituir preocupação central para os gestores de políticas, por serem eles os credores de satisfação ou de prestação de contas. Os principais resultados apontam impactos positivos do Polo UAB Sapiranga como: bem localizado, com estrutura tecnológica e de pessoal para a modalidade de educação a distância e ao desenvolvimento pessoal e profissional e com demanda para mais cursos em mais níveis de estudos. O avanço nas conquistas do Polo, a elevação do nível cultural local e regional pela expansão de cursos depende da atuação cooperativa, parceira e sinérgica de universidades e mantenedora do Polo da cidade e de recursos financeiros e de pessoal qualificado. Segundo o estudo, a falta de comunicação e de divulgação de informações e de controle no protocolo da portaria geram impactos negativos associados à insegurança de frequentadores do Polo.
Abstract Understanding the role and impact of Polo UAB Sapiranga / RS as part of the municipal public management in the perspective and according to expectations of different participants in 2012 and what was actually achieved is the focus of the study. To conduct the survey work was carried out by electronic questionnaire with the social actors involved with distance education developed by the entity in partnership with universities and sponsor. The analysis aims at identifying the results of actions aligned with the interests and suggestions for greater efficiency and quality of performance of the Polo in the continuity of the process and meeting the demand which, according to Heidemann, (2010) depends on the direct and transparent link between service providers and beneficiaries. The decisions and information walk together according to Schneider, (1986) but who produces information does not have greater clarity and conscience on the use of the information generated by its research enterprise. Decisions with less risk may occur with the provision of relevant and pertinent information needed. As RUA, (2009) is a co-responsibility for public policy and its results in the new arrangements, with different roles of each participant in the implementation of policies. As Etzione, (2010) to investigate the impact of the project or the specific program on the targeted audience is necessary to determine the degree of satisfaction that is producing in the perception of beneficiaries that should be a central concern for policy makers, for they are creditors of satisfaction or accountability. The main results show positive impacts of Polo UAB Sapiranga/RS as well located, with technology infrastructure and staff suitable for distance education, to the personal and professional development and demand for more courses in more levels of studies. The progress in the achievements of the Polo, the cultural level growth of local and regional rise, expansion of courses depends of cooperative action and synergistic partnership of universities and keeper of the Polo of the city and requires financial resources and qualified staff. According to the study, the lack of communication and dissemination of information and control in the protocol of the ordinance generate negative impacts associated with the uncertainty of participants of the Pole.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71795
Arquivos Descrição Formato
000873493.pdf (1.056Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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