Repositório Digital

A- A A+

A participação do cidadão na gestão municipal de Três Passos : possibilidades e limitações

.

A participação do cidadão na gestão municipal de Três Passos : possibilidades e limitações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A participação do cidadão na gestão municipal de Três Passos : possibilidades e limitações
Autor Grolli, Fabio Luis
Orientador Lopes, Fernando Dias
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Gestão democrática
Gestão pública
Participação cidadã
Políticas públicas
Resumo Como acontece em muitos municípios, é visível a pouca participação da sociedade nas decisões sobre as políticas públicas de âmbito local. Observa-se ainda, em alguns momentos, que os cidadãos têm algumas limitações para exercer esta participação. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo verificar as possibilidades de participação que a administração municipal de Três Passos proporciona ao cidadão nas decisões sobre as políticas públicas e as limitações dos mesmos em relação a esta. Os procedimentos metodológicos aplicados na coleta de dados incluem a elaboração de um questionário entregue a pessoas da comunidade com diferente nível social e econômico, bem como, uma conversação informal, permitindo assim, explorar mais o tema. Uma pesquisa documental foi realizada junto à Secretaria de Administração e de Planejamento da Prefeitura Municipal de Três Passos, com o propósito de verificar os mecanismos formais de participação proporcionada pela administração municipal. Complementarmente, realizou-se uma entrevista com o Secretário de Administração para saber o posicionamento da administração atual sobre a participação do cidadão na gestão pública. Os resultados apontam que o munícipe considera importante participar das decisões sobre as políticas que buscam contribuir para a melhoria da qualidade de vida, mas demonstra não ter interesse de participar quando ocorrem audiências públicas para tratar de assuntos de interesse da comunidade. E ainda, considera importante a administração municipal abrir espaço para debate. As análises das respostas do secretário de administração mostram que a administração municipal tem um espaço aberto à sociedade para discussão sobre as demandas existentes nos mais diversos segmentos, mas esta abertura se da através de conselho municipais. Diante das informações coletadas conclui-se que temos muito a mudar, por parte do cidadão que deve repensar a sua forma de ver a política e se colocar como co-responsável pela escolha, acompanhamento e aplicação dos recursos públicos nas demandas locais e o gestor público ter a vontade política para implementar um modelo mais amplo de participação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71801
Arquivos Descrição Formato
000873572.pdf (416.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.