Repositório Digital

A- A A+

O processo de adoção das normas de contabilidade aplicadas ao setor público na gestão pública municipal de Porto Alegre

.

O processo de adoção das normas de contabilidade aplicadas ao setor público na gestão pública municipal de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O processo de adoção das normas de contabilidade aplicadas ao setor público na gestão pública municipal de Porto Alegre
Autor Prux, Paulo Slomp
Orientador Gonçalves, Odair
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Contabilidade pública
Gestão pública
Patrimônio
Resumo Pesquisa realizada com o objetivo de relatar como está sendo feita a adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público na Prefeitura Municipal de Porto Alegre e sua Administração Indireta. Editadas em 2008 pelo governo federal e Conselho Federal de Contabilidade, essas Normas correspondem à tendência internacional da convergência dos padrões contábeis e serão adotadas nos municípios até 1º/01/2013. Este trabalho inclui pesquisa bibliográfica sobre Contabilidade Pública, transparência, convergência aos padrões contábeis internacionais. Fundamenta-se na técnica de análise de conteúdo para realizar a pesquisa qualitativa. Realiza entrevistas estruturadas com onze servidores responsáveis pelos setores de Contabilidade da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (PREVIMPA). A partir das entrevistas, analisa transparência, plano de contas e patrimônio, mudanças, dificuldades, bem como adequação do prazo para aplicação das Normas. Discute as afinidades entre os conceitos abordados e os resultados obtidos. Conclui que os servidores entrevistados na Prefeitura Municipal de Porto Alegre e na sua Administração Indireta reconhecem a importância dessas Normas para a gestão pública municipal. Verifica que os órgãos pesquisados estão realizando reuniões e organizando grupos de trabalho, preparativos à adoção das Normas. Averigua a carência de sistemas contábeis informatizados e integrados. Verifica falta de cronograma de trabalho para adoção das Normas até 2013. Conclui que as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público representam mudança cultural na Gestão Pública Municipal.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71803
Arquivos Descrição Formato
000874427.pdf (534.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.